O pesquisador contou que, neste período, já foram alcançados alguns resultados com a implantação da Aquaponia em Aracaju. Segundo ele, foi instalado o laboratório de pesquisas em Aquaponia, que possui vários sistemas, entre eles, o familiar e os comerciais.
Paulo César explicou que procedimento familiar possui três sistemas exclusivos: um que pode ser instalado em apartamentos, que serve para produzir temperos ou ervas medicinais; outro maior, que tem cerca de 1 metro quadrado para ser instalado em quintais; e um terceiro sistema ainda maior, de cerca de 5 metros quadrados, ideal para produzir tomate, alface, cenoura, entre outros tipos de vegetais.
Para o responsável pelas pesquisas, o que mais chamou a atenção no período de experiências com a Aquaponia foram os resultados alcançados no desenvolvimento das plantas.
“O que a gente percebe e que nos anima muito é que, como a gente tem contato com os produtores de Hidroponia e, também com produtores tradicionais, que plantam hortaliças no solo, a gente vê que nesse sistema as plantas se mostram muito mais resistentes e muito mais preparadas para conviverem com pragas e crescerem de uma forma mais vigorosa e saborosa”.
embrapa.br