Embrapa e MDA oferecem a técnicos de Mato Grosso do Sul curso em produção de hortaliças

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 16, 2015 as 16:14 | Voltar

Henrique Martins Gianvecchio Carvalho - Vitrine tecnológica da Embrapa Hortaliças.

Vitrine tecnológica da Embrapa Hortaliças.

Curso faz parte do Plano de Inovação em desenvolvimento em todo o Brasil pela parceria entre a Embrapa e o MDA

Durante três dias, de 14 a 16 de outubro, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), a Delegacia Federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em MS (DFDA-MS-MDA), com apoio da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) oferecem curso em produção de hortaliças a técnicos que atuam na assistência técnica e extensão rural (ATER) de diferentes entidades do Estado de MS. O curso faz parte do Plano de Inovação em desenvolvimento em todo o Brasil pela parceria entre Embrapa e o MDA.

Esse curso foi proposto a partir das demandas levantadas pelo Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), da Embrapa Agropecuária Oeste. Segundo o pesquisador Milton Padovan, chefe adjunto de Transferência de Tecnologias em exercício e também supervisor do SPAT, "uma vez que a produção de hortaliças vem crescendo substancialmente na maioria dos municípios do Estado e as dúvidas sobre os processos produtivos são apresentadas continuamente aos técnicos que atuam na área de assistência técnica."

A coordenação do curso está sendo realizada pelo pesquisador Márcio Akira Ito, da Embrapa Agropecuária Oeste. Os ministrantes do curso são os profissionais da Embrapa Hortaliças Francisco Herbeth Costa dos Santos  Italo Lüdke da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Entre os temas da capacitação, estão sendo discutidos e demonstradas formas de manejo de solo e adubação, amostragem de solo, irrigação, produção orgânica, enxertia e compostagem, por meio de abordagens teóricas e atividades práticas no campo.

Este é o primeiro curso em olericultura que faz parte do Plano de Ação entre Embrapa e MDA. "Esse curso é uma resposta às demandas levantadas pela Embrapa e Agraer junto a técnicos e produtores rurais. Durante o curso vamos levantar novas demandas para planejar outras capacitações e novas ações para promovermos atualizações tecnológicas continuamente. Nossa intenção é auxiliar os técnicos da assistência técnica e extensão rural para que deem respostas mais objetivas aos produtores de hortaliças, ajudando-os a produzirem mais e com melhor qualidade, além de ajudarem a conservar e melhorar o meio ambiente", explica Padovan.

Eventos temáticos

Milton Padovan lembra que outras atividades do Plano de Inovação estão na pauta de realizações conjuntas entre a Embrapa Agropecuária Oeste e a DFDA-MS-MDA. Uma dessas atividades é a Oficina de Concertação, realizada nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, que teve como objetivo fortalecer a agroecologia em Mato Grosso do Sul.

Para este ano, já estão agendados dois cursos em produção de leite, um dos temas mais pedidos entre os técnicos. Os cursos serão realizados de 26 a 30 de outubro, também na Embrapa Agropecuária Oeste, pela manhã e à tarde. A programação será divulgada em breve.

Para 2016, estão programados novos cursos sobre mandiocultura, produção em base agroecológicas e a continuidade dos cursos sobre a produção leiteira. "Esses assuntos foram altamente demandados durante os levantamentos realizados nos anos de 2014 a 2015. Mas continuamos na prospecção de novas demandas para contribuirmos com os técnicos a atualizarem-se", conclui Padovan.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.