Com a presença das autoridades que estiveram na cerimônia de abertura do Showtec 2016, a Embrapa e a Basf lançaram, na quarta-feira (20), a tecnologia Cultivance. Trata-se da primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil. O Showtec segue até sexta-feira (22).
Todo o processo de produção da Cultivance foi feito no País e a tecnologia já estará disponível para comercialização em 2017. O sistema de produção combina cultivares de soja geneticamente modificadas e adaptadas a regiões diferentes. Como resultado, a tecnologia facilita o manejo de diversas plantas daninhas, inclusive as de difícil controle.
Entre as cultivares indicadas para esta tecnologia, está a BRS 397cv, indicada para o plantio na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. Apresenta alto potencial produtivo também em áreas com a presença do nematoide de galha, e resistente a algumas doenças como, como o cancro da haste.
O evento de lançamento contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Oeste, Guilherme Asmus, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, da governadora em exercício, Rose Modesto, o presidente da Fundação MS, Luiz Alberto Moraes Novaes, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja; presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel; secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas; presidente do Crea-MS, Dirson Freitag; diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro; presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho; presidente da OCB-MS, Celso Ramos; presidente da comissão da cana da CNA, Enio Fernandes; gerente geral da Caixa, Rafael Freitas; além de demais representantes do poder legislativo.