Campo Grande (MS) – A reunião técnica que reuniu representantes municipais e estaduais da Agricultura Familiar em fevereiro, continua rendendo frutos. Em três meses, o CEDRS/MS (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável), terá realizado reuniões em cinco municípios demandando pós evento.
O conselho, ligado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), é responsável por promover a articulação e a cooperação institucional para integração das políticas públicas, ou seja, levar as demandas do município até os órgãos competentes e orientar produtores.
Em três meses desde a reunião técnica, o conselho atendeu aos agricultores familiares de Terenos e Bela Vista. Nesta semana, a equipe atendendo a demanda municipal, esteve em Anastácio e Nova Andradina e ainda em maio, será a vez de São Gabriel do Oeste.
O secretário executivo do CEDRS/MS, Carlos Gonçalves ressaltou que a reunião técnica acontece para nivelar sobre as políticas públicas desenvolvidas no Estado e o evento conta com a participação de cada um, com suas ações.
Entre as ações nos municípios, o conselho orienta sobre as novas normas de financiamento de terras pelos agricultores familiares e alertou sobre a escolha de áreas e projetos que deem viabilidade ao empreendimento, possibilitando melhoria na qualidade de vida aos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.