Campo Grande (MS) – Representando o Governo do Estado na abertura do Simpósio ‘Confinar MS’ deste ano, o Secretario Adjunto de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves, falou da responsabilidade do Governo com o produtor, ao destacar a participação da equipe da IAGRO e do Governador Reinaldo Azambuja, no lançamento da vacinação contra aftosa, que acontecia naquele mesmo horário e, comentou a fase adiantada em que se encontra a proposta do programa de recuperação de pastagens, proposto por Reinaldo ainda em campanha.
Depois de comentar a importância do simpósio enquanto ferramenta para o desenvolvimento do setor, Jeronimo falou das recentes conquistas do ‘programa Novilho Precoce’ – que vem sendo aperfeiçoado – elogiando seus expoentes.
Jeronimo comentou os esforços desenvolvidos nos últimos anos, em especial com integração lavoura pecuária, e que promoveram a transformação de aproximadamente 2 milhões de hectares de pastagens recuperadas através de lavoura anual, cana, floresta e ainda através da própria renovação das pastagens – esta ultima não contabilizada nesses números. “Neste momento, a secretaria, por determinação do Governador Reinaldo [Azambuja] esta em fase adiantada da elaboração de um programa que venha conceder mais estímulos para os avanços desta área e deverá ser lançado em breve”. Comentou.
No momento em que a economia passa por notória dificuldade e estão expostos os reflexos no consumo, para que se possam alcançar índices de produtividade e competitividade no setor, é exigido, segundo o Secretário adjunto, um esforço para que os criadores se mantenham competitivos para assegurar não só a abastecimento nacional, mas pra que estes continuem disponibilizando carne para os mercados existentes e venham a alcançar – com carne de qualidade e níveis de sanidade desejados e necessários – mercados mais exigentes, que representam a aspiração de todo segmento.
“É dentro desse espirito e desse compromisso que falamos em nome dos secretários Fernando Lamas e Eduardo Riedel que nos recomendaram que transmitisse aos organizadores, palestrantes e participantes nosso muito obrigado, pelo que fizeram e fazem em nome do setor”. Completou.
VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA
Ao comentar sobre o evento em que o Governador Reinaldo e o Secretario Eduardo Riedel estavam participando – o lançamento da Vacinação contra Aftosa – Jeronimo observou que a defesa sanitária no Estado vem sendo intensificada para resguardar o status sanitário de ‘livre de aftosa com vacinação’ que bem lembrou, foi conquistado à duras penas. Ele revelou ainda que o Estado hoje vem sendo acionado para que esse status seja elevado em curto prazo. “Essa discussão foi encaminhada no ultimo encontro do Codesul, que aconteceu recentemente em Campo Grande. Naquela oportunidade um grupo de trabalho foi formado para discutir amplamente o assunto para que sejam propostas medidas e analisados os avanços necessários para elevação do status sanitário de Mato Grosso do Sul”. Finalizou, afirmando que a Secretaria de Produção está participando ativamente dessas discussões.