Em visita ao município de São Gabriel do Oeste, o secretário Jaime Verruck e o diretor-presidente do Imasul, André Borges, estiveram na Serrana Aviação Agrícola Ltda. O Governo do Estado contratou horas-voo da empresa para atuar no combate aos incêndios florestais, quando houver necessidade.
“Nós pudemos como estão as aeronaves e equipamentos que irão atuar nos incêndio. Também conversamos com o empresário Claudio Balzan, que nos explicou que uma equipe está fazendo treinamento especializado para atuar em situação de emergência ambiental, caso necessário. Importante conhecer a estrutura”, explicou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.
Em 20 de abril o Imasul publicou no Diário Oficial o Extrato do Contrato N° 0001/2021/IMASUL para a contratação de serviço de locação de aeronave por hora-voo da Serrana Aviação Agrícola Ltda – EPP. O contrato, no valor de R$ 2.950.000,00, tem como fonte pagadora recursos de compensação ambiental e integra o montante de investimentos do Governo do Estado para a prevenção e o combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, no valor global de R$ 56,6 milhões.
De acordo com o contrato, a empresa vai fornecer todos os equipamentos e pessoal para execução do serviço, quando demandado, no atendimento às necessidades das unidades de conservação e suas zonas de amortecimento, além da área de uso restrito na planície inundável do Pantanal.
“Essa é uma ação de prevenção. Estamos nos precavendo para o caso de incêndios ocorrerem, a exemplo do cenário dos dois últimos anos. É uma preparação para termos melhores condições para o combate. O que temos é uma garantia de custo com a empresa, que ofereceu o menor preço e tem de honrar com ele quando for acionada”, diz o diretor-presidente do Imasul, André Borges.
Priscilla Peres, comunicação Semagro