O governador Reinado Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), estiveram reunidos com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, na segunda-feira (23), em Foz do Iguaçu. Na oportunidade, debateram o andamento das ações conjuntas para implantação da Rota Bioceânica.
A principal pauta da reunião foi o andamento das obras da Rota Bioceânica, incluindo a ponte de Porto Murtinho e a segunda ponte, que vai ligar o Paraná ao Paraguai. O presidente informou que o processo de licitação para contratação da empresa que fará o projeto da ponte está encerrado e deve ser homologado pela Comissão Mista nos próximos dias.
“O processo da licitação deve chegar em 10 dias para homologação na Comissão Mista, da qual eu faço parte, após isso ocorre a contratação da empresa e se inicia o cronograma de obras. Saímos muito satisfeitos da reunião, principalmente com a posição do presidente do Paraguai, que, em nenhum momento, questiona a relevância da ponte em Porto Murtinho para consolidação da rota”.
O governador Reinaldo Azambuja reforçou ao presidente paraguaio a importância de aprofundar a integração fronteiriça em diversas áreas, em especial a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho, cuja licitação está em fase final. A construção é último passo para a concretização da Rota Bioceânica, que vai encurtar distâncias entre as regiões produtoras de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos até os portos do Chile, via rodoviária.
“O presidente Mario não só garantiu a execução do projeto, como também reforçou intenção de concretizar o projeto de construção de uma segunda ponte sobre o Rio Apa, na divisa do município de Valhemy e Porto Murtinho, na altura da Colônia Ingazeira. Nós apoiamos esta segunda ponte, que também vai abrir novo acesso na fronteira e, consequentemente, aumentar fluxo de pessoas, as relações comerciais na fronteira, e estamos prontos para oferecer a logística necessária em nosso território para fazer esta ligação”, disse o governador.
Em fevereiro, o Governo de MS entregou o contorno rodoviário de Porto Murtinho. A obra dá acesso aos portos e integra o projeto da Bioceânica. “O maior gargalo sempre foi a logística, que encarece o preço final dos nossos produtos e chegam ao mercado internacional com menor competitividade. Com esta rota vamos crescer muito nas exportações e assim fortalecer a economia e os laços das duas Nações, encurtando o caminho para o Oceano Pacífico. ”, ressaltou Reinaldo Azambuja.
O presidente Mario e os governadores Reinaldo e Ratinho Júnior também discutiram a situação da crise hídrica que envolve os dois países. A seca histórica já está afetando as comunidades ribeirinhas e a navegação pela hidrovia Paraguai- Paraná. Sem contar com os incêndios, que vêm devastando grandes áreas de pastagens e parques do Paraguai (Cerro-Corá), Mato Grosso do Sul e Paraná.
Priscilla Peres, com informações da Subcom