Figueirão (MS) – Destacando o conhecimento como importante ferramenta para o desenvolvimento da produção, o Governo do Estado apoia projetos e eventos que fomentem o setor visando principalmente ampliação da oferta de produtos no Estado e consequentemente a renda do agricultor familiar.
Neste sentindo o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) consolidou uma parceira com a Prefeitura de Figueirão para realização de um simpósio e lançamento de um projeto especifico para incentivo do produtor de leite do município.
O simpósio, realizado ainda com apoio do Programa Leite Forte, da Sepaf, e da Famasul/Senar, trouxe a Figueirão pesquisadores da Embrapa e técnicos de empresas especializadas oferecendo aos mais de 200 participantes informações sobre nutrição, inseminação, manejo, controle de carrapatos e melhoramento genético.
Para o proprietário do grupo 3R, Rubens Catenaço, eventos como este são fundamentais para que os produtores, principalmente os pequenos possam melhorar sua produtividade e sua renda.
Rubens acredita que além de ajuda-los a produzir mais e melhor, há que se trabalhar ferramentas que incentivem o consumo e a valorização do leite, fazendo alusão ao custo de uma xícara de café ou uma garrafa d’água nos aeroportos, onde o custo ultrapassa os três reais, e o que é pago para o produtor de leite por litro, que não chega a um real. Rubens ainda fez questão de lembrar que para que o litro de leite chegue as prateleiras dos supermercados o produtor realiza um trabalho que começa as quatro ou cinco horas da manhã, sem respeitar feriados, fins de semana ou dias de festa.
Preocupado não só em incentivar os produtores a ampliar sua produção, mas também em garantir a comercialização desses produtos, a Prefeitura tem trabalhado, segundo o Prefeito Rogério Rosalin, no formato ‘força tarefa’ para fazer um levantamento do consumo das creches, escolas, hospital e outros órgãos públicos para garantir que o abastecimento de pelo menos 60% desses seja feito com produtos produzidos pelos produtores locais.
Assim, na oportunidade em que aconteceu a abertura 1º Simpósio no município, Rogério fez ainda o lançamento do projeto ‘Produzir Mais’ que oferecerá aos produtores de Figueirão, serviços da Patrulha Mecanizada, suporte e produtos para melhoramento genético e logística, com a redução dos custos do frete através de ações paralelas.
Rogério reassaltou que o método de trabalho do Governador Reinaldo, que planeja suas ações com muita cautela antes de implementá-las serviu como exemplo para a realização do seu trabalho a frente da Prefeitura onde tem buscado cercar-se de pessoas técnicas e comprometidas com o desenvolvimento do município.
O Simpósio, realizado no Recinto de Leilões 3R, teve ainda em sua abertura a participação de autoridades locais que também destacaram a visita do Governador, que em sua condição de produtor rural, segundo destacou o Presidente da Câmara, Antonio Azevedo Nabhan, conversa com o produtor de igual para igual por que conhece sua realidade.
fotos: Denilson Rodrigues