Destacado por sua dinâmica diferenciada MS é destaque em live do programa “Aquishow na Rede”
Campo Grande (MS) – O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, foi o convidado especial do programa “Aquishow na Rede” que abordou as políticas de fomento para Aquicultura no Mato Grosso do Sul.
Comandado por Emerson Esteves, presidente da Peixe SP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União) e com a participação de Gerlúcio Flávio de Sena Neri, gerente industrial da GeneSeas, o programa colocou em destaque as ações do Governo do Estado voltadas para o setor.
Inicialmente Jaime falou sobre o Programa ‘Pró Peixe’, lançado em 2020 pelo Conselho Estadual de política agrícola para fortalecimento da cadeia produtiva, e detalhou alguns dos seus princípios, o trabalho de diagnóstico da cadeia produtiva, a busca pela simplificação dos processos – desde o licenciamento até as linhas de credito – e ações de estimulo ao consumo. “Aqui em Mato Grosso do Sul trabalhamos para trazer o peixe para o mesmo patamar de importância das outras proteínas animais, por que acreditamos no potencial de crescimento e de reposicionamento no Brasil”.
Segundo Jaime, a criação de um ambiente de negócios favorável para a piscicultura se dá com auxilio e parceria da indústria, e um intenso trabalho de atração de investimentos para o Estado. “Hoje Mato Grosso do Sul ocupa a 8ª posição no Brasil. Nossa meta é chegar entre os 5 maiores produtores do país”. Observou, lembrando que o Governo trabalha com estratégias distintas para as bacias dos Rios Paraná e Paraguai.
“MS tem hoje 960 hectares de tanques escavados ociosos. A ideia é restabelecer a atividade nesses tanques e para isso estamos realizando um amplo trabalho de capacitação para preparação dos técnicos do Governo do Estado”. Comentou Jaime.
Atualmente o Estado utiliza apenas 58% da capacidade de suas industrias, e uma das metas do programa é auxiliar na ampliação da capacidade delas, com dois mecanismos de estimulo ao setor, o programa ‘Peixe Vida’, incentivo direto ao produtor e o ‘Pró Peixe’ para incentivo da indústria.
Sobre as exportações, Jaime comentou que a ampliação da atividade no Estado passa pelo processamento, venda e exportação para outros Estados. “É preciso ter uma piscicultura competitiva para atingir outros mercados, nacionais e internacionais”. Completou.
Durante a live, Jaime anunciou em primeira mão o atendimento de uma reivindicação antiga do setor. “Nas próximas semanas será publicada a alteração que reduzirá a carga tributaria de saída do peixe de 6% para 1%. Terminamos a pouco o desenho desse ajuste, que vem de encontro com nosso projeto de produzir e industrializar aqui em Mato Grosso do Sul”.
Gerlucio Flávio destacou a importância da desburocratização para o setor e o secretario Jaime detalhou como funciona o sistema de licenciamento no Estado e as ações de simplificação. “Hoje esses processos já estão bastante simplificados e ainda no primeiro semestre é possível que teremos todo o licenciamento ‘on-line’. Estamos concluindo esse trabalho”.
Foram colocados em pauta ainda os problemas de produtividade no Estado, as políticas públicas utilizadas, os projetos em tramitação no Congresso – destacando em especial a importância da redução da carga tributária – e destacadas as ações voltadas a qualidade da água, o programa de conservação de solo e os avanços que levarão o Estado a ser o primeiro a universalizar o saneamento básico no Brasil.
Finalizando, o Secretario Jaime Verruck falou sobre as expectativas de melhorias de exportação, os impactos da pandemia na atividade e o relacionamento estreito com o Governo Federal, através da Ministra Tereza Cristina no MAPA e Jorge Seif Junior, na Secretaria de Aquicultura e Pesca, tão importantes para evolução das ações voltadas para o setor.
A live está disponível na página oficial da Aquishow, no Facebook: https://www.facebook.com/aquishowbrasil/ e maiores informações sobre os programas do Governo de Mato Grosso do Sul podem ser obtidas no site da Secretaria http://www.semadesc.ms.gov.br/ .
Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)