Oficiais militares iniciaram, na manhã dessa segunda-feira (12), o Curso de Aperfeiçoamento com foco na preparação do grupo para ascender na carreira através de promoções aos escalões superiores da Polícia Militar. O curso tem duração de 450 horas e reúne 40 capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. A aula inaugural aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual e foi ministrada pelo secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette.
Com o tema “Visão de Futuro para Mato Grosso do Sul”, Falcette procurou apresentar os dados gerais sobre o desenvolvimento do Estado, incluindo economia, infraestrutura, inclusão social, políticas de sustentabilidade e estratégias de gestão para manter o ritmo de crescimento acima da média nacional.
“A Segurança Pública é um dos componentes, ao lado da Saúde, da Educação, da Logística, da nossa capacidade de expansão da base produtiva, que leva o investidor a se decidir por instalar sua empresa em Mato Grosso do Sul”, afirmou o secretário adjunto, após discorrer sobre os megaempreendimentos recentemente implantados ou com projetos de implantação a curto prazo no Estado.
Os indicadores comprovam a boa fase da economia sul-mato-grossense, pontuou Falcette. O Estado é o primeiro colocado em crescimento da indústria de transformação, tem a quarta menor taxa de desocupação, com apenas 2% da população em situação de extrema pobreza e um estoque de 44 mil vagas de trabalho a serem preenchidas; é o terceiro no ranking nacional de liberdade econômica, o que se traduz em mais facilidades para abrir e manter uma empresa em atividade; e tem uma capacidade extraordinária de investimento público graças às medidas de saneamento da gestão que possibilitam ao Governo aplicar 15,3% da receita corrente líquida em obras e serviços.
A importância de os oficiais saberem desses dados se deve ao fato de que a segurança pública tem participação ativa na criação de um ambiente propício para o empresário investir, as pessoas trabalhar e consumir, completando o ciclo que gera mais e mais desenvolvimento, disse Falcette. “Toda vez que virem esses indicadores econômicos, entendam que passa pelas forças de segurança a capacidade do Estado de atrair investimentos externos”, acrescentou.
Ao discorrer sobre os quatro pilares da gestão pública estadual – Segurança Alimentar, Transição Energética, Sustentabilidade e Inclusão Social -, o secretário adjunto da Semadesc salientou que não faria o menor sentido o crescimento econômico “se não estiver refletido na melhoria da renda das pessoas e na qualidade dos serviços que o Estado presta a seu público”. Por essa razão, o Governo do Estado tem pautado suas ações no desenvolvimento sustentável e equânime, procurando “não deixar ninguém para trás”.
Ao fim da aula, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, agradeceu e elogiou a apresentação, e presenteou Falcette com uma réplica em miniatura de uma viatura da Polícia Militar.
Texto e fotos: João Prestes