Para tentar combater o mosquito da Dengue, a Prefeitura de Lagoa Formosa através da Secretaria de Ambiente está distribuindo sementes de crotalária para os moradores. Não há estudo que comprove a eficácia da crotalária para combater a dengue, mas as cidades que tem explorado esta possibilidade, vem registrando poucos casos da doença e os moradores dizem que sentiram a diferença, e que realmente tem contribuído para diminuir, a proliferação do mosquito.
A Crotalaria é uma importante aliada no combate a dengue. O pólen produzido por suas flores atraem as libélulas, que são inimigos naturais do Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, dentre outros.
As libélulas botam seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes aegypti. As larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue. Além disso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos sendo que o Aedes aegypti faz parte de seu cardápio, o que pode diminuir a infestação. São plantas pouco exigentes em fertilidade e podem ser cultivadas em jardins, vasos, canteiros e ate mesmo em lotes vagos. Vamos trabalhar juntos para combater a dengue em nossa cidade. Todos juntos podemos vencer essa batalha. Contamos com a colaboração de todos.
As sementes podem ser retiradas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada a Rua: Osvaldo Avelar, 182 – Novo Horizonte. Mais informações 3824-2768.
Fonte : Lagoa Formosa Acontece