Em agenda no município de Caarapó na sexta-feira (25), o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), participou de reunião com prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Agricultura e Desenvolvimento e pequenos agricultores da região abrangida pelos 14 municípios do Consórcio Conisul.
Na reunião, realizada na Câmara Municipal de Caarapó, o titular da Semagro tratou de assuntos ligados à regularização fundiária, como o Programa Titula Brasil, do Mapa e assistência técnica para a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Também ressaltou a importância da Nova Ferroeste, cujo traçado passa por Caarapó, onde há estudo para implantação de um terminal multimodal de cargas, além dos gargalos da rodovia BR-163.
“Mato Grosso do Sul é hoje o Estado com o maior volume de investimentos privados no país, com as obras da indústria de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, no valor de R$ 14,7 bilhões, além de outros investimentos importantes muitos deles feitos por cooperativas, como a Lar, Coamo, Alfa, Coasgo. Estamos num momento fundamental para agricultura familiar em nosso Estado, com oportunidades oferecidas pela piscicultura, suinocultura”, comentou Jaime Verruck.
Após participar da reunião e ouvir as demandas apresentadas pelos representantes do Consórcio Conisul, o secretário Jaime Verruck, juntamente com o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna; com o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira e o assessor de Logística da Semagro, Lúcio Lagemann, fizeram a entrega de equipamentos para uso dos agricultores familiares da região, sendo 14 picadeiras e 14 ensiladeiras, totalizando R$ 341 mil em investimentos.
No período da manhã, o secretário Jaime Verruck, reuniu-se com o prefeito de Caarapó, André Nezzi e visitou as dependências da Cooperativa Coamo e da indústria esmagadora de soja da Lar Cooperativa Agroindustrial, uma das mais modernas do país, instalada em novembro do ano passado no município com incentivos do Governo do Estado.