Diretorias da Agraer e Iagro se reúnem para apresentação do SISBI

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 17, 2015 as 16:15 | Voltar

 

185469_Reuniao_Iagro

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini e o diretor executivo da entidade, José Alexandre Ramos Trannin, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (17) com o diretor da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) Luciano Chiochetta, e com sua equipe, para a apresentação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O encontro teve como objetivo afinar os trabalhos das instituições com intuito de aderir ao sistema visando a organização, esclarecimento de informações para futuros trabalhos de inspeção nos municípios.

Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, é importante criar mecanismos com outras secretarias e entidades para avançar no processo da agricultura familiar no Estado. “Devemos somar esforços e criar mecanismos para poder avançar na agricultura familiar, além trabalhar para melhora cada vez mais a vida do homem do campo”, afirmou Enelvo.

O Sistema

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

AGRAER 17 de março de 2015

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.