Campo Grande (MS) – De peças natalinas à delícias da culinária da agricultura familiar. Foi com essa proposta que a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural promoveu, na manhã de hoje (9), a quarta edição da Feira de Artesanatos da Agraer.
O objetivo foi reunir os colaboradores da instituição em um evento descontraído afim de revelar entre a equipe os talentos manuais de cada participante. Para a expositora e também funcionária pública, Cláudia Gonçalves, a feira também foi a oportunidade de aproximar os agricultores familiares dos servidores da área administrativa da Instituição. “Muitos servidores prestam atendimento não indo ao campo, mas com outro tipo de colaboração, atrás de uma mesa de escritório. Foi a oportunidade de produtores e servidores estarem em contato, se conhecerem, o que cria vínculo entre os mesmos”, lembrou Cláudia.
Com criatividade e organização, os participantes ocuparam um dos corredores da parte térrea da Agência com exposição dos mais variados produtos. No local, era possível ver desde os tradicionais artesanatos, comercializados em um evento desse tipo, até peculiaridades da gastronomia rural, com brigadeiro de pequi e de cumbaru e torta de frango a base de farinha integral de jatobá.
Iguarias como essas podiam ser vistas e até degustadas na barraquinha da produtora Rosa Maria da Silva, que afirmou estar surpresa com a receptividade do público. “Estou acostumada a expor, expor e vender pouco. As pessoas até acham interessante o trabalho, mas tem uma resistência em consumir. Já, aqui, as pessoas não tiveram receio em saborear nada e tanto o brigadeiro como a torta fizeram sucesso”, afirmou com um sorriso no rosto.
Rosa ressaltou ainda que não foi a primeira vez que ela experimentou a receptividade da instituição. “A Agraer é nossa parceira. No início deste ano nos foi concedido um carro que utilizamos para a coleta de sementes e a comercialização de produtos. Hoje só foi mais uma oportunidade de eu estar entre amigos”.
A feira foi realizada durante todo o período matutino e contou com a participação de mais de 10 pessoas entre servidores da Agraer e agricultores familiares.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer