A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) criou neste mês o Departamento Nacional de Integração, que reunirá informações técnicas e financeiras sobre a produção de suínos em todo o país que poderão ser consultadas por produtores integrados, ajudando nas negociações com a indústria.
O Departamento Nacional de Integração, criado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), tem participação de representantes de produtores integrados de várias regiões do país, incluindo Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Segundo o diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, o departamento irá contar com a colaboração de associações regionais para a coleta de informações. Um software para facilitar o fluxo de dados está sendo desenvolvido atualmente, disse ele.
“A ideia é que a ABCS funcione como um centralizador de dados técnicos da integração do Brasil, de Norte a Sul”, disse Sá à CarneTec, na segunda-feira (10), ao acrescentar que a coleta dos dados já ocorre em algumas regiões produtoras do país. Agora, o Departamento de Integração ajudará a reunir esses dados em uma base nacional.
O executivo disse que a ABCS pretende produzir relatórios técnicos e financeiros periódicos com base nas informações coletadas. A divulgação dos dados, em princípio, será apenas para os criadores integrantes da rede.
Entre alguns dados que serão coletados estão componentes de custo de produção, produtividade por matriz, índices de mortalidade, dados sobre ganho de peso, além de outras informações técnicas e financeiras.
“Nos próximos três meses, a gente já deve começar a ter relatórios e avaliações”, disse Sá.
Os dados coletados e organizados pelo Departamento de Integração servirão de base para o trabalho das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), que estão previstas dentro do Projeto de Lei da Integração. As Cadecs irão avaliar se os contratos negociados com a indústria respeitam interesses dos produtores no que diz respeito a custos, remuneração e outras condições.