Campo Grande (MS) – O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, juntamente com o diretor da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM-MS), Nilton Pinto Rodrigues, recebeu na tarde de terça-feira (7), o coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Omer Pohlmann Filho.
A pauta da reunião foi o contingenciamento de recursos do governo federal para o custeio de todas as unidades regionais do Instituto. Em Mato Grosso do Sul, a medida atinge a AEM-MS, agência vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e órgão delegado do Inmetro.
De acordo com o senhor Omer Pohlmann Filho, a determinação do Governo Federal de contingenciar de despesas de custeio é decorrente de cortes no orçamento da União. Na AEM-MS, uma das despesas atingidas foi a de Locação de Veículos, o que acarretou na devolução de doze veículos. Segundo informações da empresa Locadora, outros estados brasileiros também tiveram de reduzir suas frotas. Até a presente data, as reduções foram de 70% no Paraná; 25% no Rio Grande do Sul, 25% em Santa Catarina e 25% em Pernambuco.