O Consórcio Nos Trilhos de Novo venceu a concorrência pública internacional e será o responsável por realizar os estudos de viabilidade técnica e econômica para a relicitação da Malha Oeste. O trecho de ferrovia vai de Mairinque (SP) até Corumbá (MS) e o Governo do Estado tem somado esforços para a reativação do importante modal de escoamento da produção.
A decisão sobre a empresa foi homologada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) ontem (16). Composto por quatro empresas, o consórcio vencedor é liderado pela Latina Projetos Civis e Associados e a previsão é de que o contrato entre a empresa e o banco seja assinado na próxima semana.
Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o secretário Jaime Verruck explicou que a Malha Oeste é uma artéria que liga também à Bolívia e ao Paraguai. “Avançamos bastante em relação a relicitação da Malha Oeste prevista para o segundo semestre de 2022. Os estudos de viabilidade técnica e econômica serão realizados a partir de recursos do CAF”, afirma.
Em agosto de 2020 a Rumo decidiu devolver a concessão à União, em maio deste ano foi assinado um termo aditivo e a devolução passou a ser irretratável. O Governo Federal tem dois anos para relicitar o trecho ferroviário que perpassa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1m.
Em julho de 2020, a concessionária operadora da ferrovia protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de devolução da concessão referente ao Contrato de Concessão celebrado com a União, nos termos da Lei nº 13.448 de 5 de junho de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 9.957/2019.