Campo Grande (MS) – O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul por meio dos editais que fomentam a pesquisa de ciência e tecnologia foi tema da 3ª reunião ordinária do Conselho Superior da Fundect, realizada ontem em Campo Grande com a presença do presidente e secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
Entre os editais deste ano, há chamadas de R$ 10 milhões que englobam mestrado e doutorado, pesquisas nas áreas de agronegócio e saúde, além de convênios internacionais voltados para a pesquisa e tecnologia em Mato Grosso do Sul.
Os integrantes do Conselho falaram sobre a necessidade urgente de regularização dos repasses dos projetos em andamento, que prejudicam o trabalho que está sendo realizado pelos pesquisadores.
Com a presença do secretário adjunto Ricardo Senna, o Conselho também decidiu sobre o lançamento de edital para seleção do novo diretor presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado).
Eventos – Entre os dias 23 e 27 de outubro, a Semagro realiza mais uma edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul. Com o tema “Matemática está em tudo”, serão realizadas atividades em vários municípios do Estado, culminando em um evento em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
O evento será realizado em parceria com as universidades e unidades da Embrapa do Estado, além da Secretaria Estadual de Educação que vai integrar alunos ao projeto. As escolas estaduais vão apresentar projetos voltados à ciência e tecnologia para que 14 sejam escolhidos.
Também no dia 23, haverá em Campo Grande um encontro das universidades dos países que integram a Rota de Integração Latinoamericana, que estarão em Mato Grosso para um evento de integração e conhecimento.