Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova enquadramento de mais 3 rios e córregos de MS

  • Publicado em 13 dez 2022 • por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc •

  • Na 50ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), realizada na segunda-feira (12), foi aprovado o enquadramento de mais três rios sul-mato-grossenses: o Rio São João, em Ponta Porã; o Córrego Dioguinho, em Terenos, e o Córrego Fazendinha, em Paranaíba. O enquadramento trata-se de um instrumento de planejamento, por meio do qual é feita a classificação do estado atual de qualidade em um segmento do corpo d’água e estabelecida a meta de qualidade de água a ser mantida ou alcançada.

    “O Conselho tem uma grande responsabilidade sobre a política de recursos hídricos do Mato Grosso do Sul e a gente vem desenvolvendo, ao longo dos anos, o enquadramento adequado dos rios e córregos sul-mato-grossenses. Isso permite que, a partir do reenquadramento, possamos estabelecer metas de melhoria da qualidade de água. Hoje, mais três rios foram reclassificados, em diferentes bacias, permitindo que a gente estabeleça metas de melhorias nas condições desses rios”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que preside o CERH.

    De acordo com o secretário, “quanto mais a gente puder avançar nos reenquadramentos dos rios de nosso Estado, de acordo com a condição que eles se encontram, facilitaremos a nossa política de recursos hídricos, principalmente na questão do sistema de outorga de água para as diversas atividades e fins, sejam elas de saneamento, de produção, de sedentação animal, para que possamos avançar com sustentabilidade”.

    Categorias :

    RECURSOS HÍDRICOS

    Veja Também