Campo Grande (MS) – “Não existe desenvolvimento e não se faz negócios sem comunicação” – destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, durante a solenidade de inauguração do serviço de dados e voz 3G e da assinatura de convênio para a implantação da Cidade Digital nos municípios de Bonito, Nova Alvorada do Sul e Nova Andradina. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (7) em Bonito com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do ministro das Comunicações, André Figueiredo, e do prefeito de Bonito, Leonel Lemos, além de demais autoridades participantes da solenidade.
“Dentro do processo de desenvolvimento econômico, a questão de infraestrutura de comunicação é fundamental, pois ela proporciona competitividade aos negócios da indústria, comércio e serviços. O governo do Estado, tendo esse entendimento, está fazendo esse trabalho de buscar as condições de infraestrutura para as comunicações em todo o Mato Grosso do Sul. Estamos iniciando agora por Bonito, atendendo rapidamente a uma reivindicação do trade turístico, que é a principal atividade econômica da região”, afirmou Jaime Verruck.
O secretário lembrou ainda que a implantação da tecnologia 3G na região era uma antiga reivindicação do trade turístico. “No início do ano nós tivemos um encontro com a diretoria da Fecomércio, juntamente com o governador Reinaldo Azambuja, e recebemos uma série de demandas, dentre elas a disponibilização do serviço de 3G em Bonito. Já estávamos em negociação com o ministro André Figueiredo e agora conseguimos mais essa conquista. É um ganho para toda a região”, afirmou o titular da Semade
Na avaliação de Jaime Verruvk, “Bonito fará agora, efetivamente, a a sua conexão com o mundo. Além de ser atendida com a cobertura 3G, também recebe o projeto Cidade Digital, que vai proporcionar grandes ganhos, tanto para a população, quanto para a melhoria da gestão pública”.
Estímulo ao empreendedorismo local
Segundo o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Edison Araújo, as principais reivindicações das entidades da cadeia produtiva do estado, juntamente com o trade turístico de Mato Grosso do Sul, foram atendidas pelo governador Reinaldo Azambuja. “Em Bonito, um dos grandes problemas era o acesso à internet, pois muitos turistas que chegavam à cidade não conseguiam se comunicar com o mundo, haja vista que Bonito recebe pessoas não só do nosso país, mas de outras nacionalidades”, explicou.
Para Tania Van Der Sand, gerente do Hotel Marruá, a chegada do sinal 3G em Bonito beneficia as empresas locais, sobretudo as que atuam no turismo de lazer, ecoturismo, turismo de aventura e também de negócios. “Estamos no mercado há 16 anos e recebíamos um grande volume de reclamações por parte dos nossos hóspedes – a falta do sinal 3G em Bonito. Há algum tempo, reunimos um grupo de empresários e fomos buscar a ajuda do governo do Estado para que trouxesse o sinal 3G para Bonito e hoje estamos comemorando esta conquista.”
Tania destaca também a implantação do sinal que aumenta a competitividade de Bonito, considerado hoje importante destino no circuito do ecoturismo nacional. “A falta do 3G fazia toda a diferença. Este momento definitivamente é um divisor de águas para a cidade.”
Com Marcelo Armôa e Maria Inês Amaral /Semade
Foto: Nolli Corrêa /Semade