O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal (CERBPAN-MS) realizou no dia 26 de junho a primeira reunião ordinária para o biênio 2025-2027. O encontro foi organizado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e integrou a programação do Pantanal Tech 2025, no campus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana.
A reunião foi conduzida pelo gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, responsável pela secretaria-executiva provisória do Comitê. A pauta contemplou a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes, a apresentação institucional da Reserva da Biosfera do Pantanal e do papel do Comitê Estadual, além de uma atualização sobre o Conselho Nacional da RBPan, feita pelo conselheiro Clóvis Valiant, do Instituto Gaia (MT). Também foram definidos o calendário de reuniões, o plano de ação para o biênio e ajustes no regimento interno.
Durante a reunião, foi eleita a nova Mesa Diretora do CERBPAN-MS. Fábio Bolzan, superintendente de Mitigação e Adaptação Climática da Semadesc, assumiu a presidência do Comitê, enquanto Áurea Garcia, representante da Mupan/Wetlands International, foi eleita secretária executiva.
Reconhecida pela Unesco, a Reserva da Biosfera do Pantanal faz parte de uma rede mundial dedicada à promoção da conservação da biodiversidade, ao desenvolvimento sustentável e à valorização do conhecimento científico. Seu fortalecimento representa o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a preservação do bioma pantaneiro, a valorização dos modos de vida tradicionais e a promoção de atividades produtivas sustentáveis, alinhadas a compromissos ambientais em escala estadual, nacional e internacional.
Com informações da Sema/Semadesc