Campo Grande (MS) – A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MS) realizou na segunda-feira (29) no auditório do Parque Estadual do Prosa a 12ª Reunião extraordinária. No encontro foram discutidos encaminhamentos da minuta de lei da Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, estratégias para o fortalecimento da educação ambiental no Estado e divulgada a realização do pré-fórum que acontecerá no dia 9 de junho no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Após a reunião foi realizada a aula presencial do Curso EaD para as Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental – Conhecer, Fortalecer e Articular. O Curso é promovido pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental composto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Educação (MEC) e tem por objetivo qualificar os membros das CIEAs e convidados para que possam atuar nos espaços de discussões e decisão, visando a efetividade da Educação Ambiental como política pública e o fortalecimento da participação e controle social.
O curso foi iniciado em 21 de março e será concluído em julho de 2017. A coordenação é da CIEA-MS, sob a responsabilidade de Eliane Maria Garcia e Auristela Silva dos Santos, representantes da Unidade de Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Nesta etapa presencial de formação, prevista na programação do curso, a tutoria foi feita por José Flávio Siqueira e Marcos Vinícius Campelo, representantes da Secretaria de Educação (SED).
Durante o curso serão abordados Aspectos da Educação Ambiental; a CIEA e suas Características; Gestão e Metodologias Participativas e Interfaces da Educação Ambiental e a Incidência Política das Comissões. Em Mato Grosso do Sul são 40 participantes membros da CIEA, representantes de órgãos públicos federal, estadual e municipal, universidades, organismos de bacia hidrográfica e sociedade civil, além de convidados pela CIEA e atuantes na educação ambiental. O próximo encontro presencial está previsto para o final de junho, juntamente com a realização da 49ª Reunião Ordinária da Comissão.
Com informações de Eliane Maria Garcia/Imasul