Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), lança nesta quinta-feira, 1º de outubro, o Plano Estadual de Compras Governamentais 2016 (ComprasGov).
O objetivo do plano é fortalecer a participação dos empresários do Estado nos processos licitatórios da administração. O ComprasGov permitirá que as empresas, sejam grandes, médias, pequenas ou micros tenham tempo suficiente na preparação para participar dos processos licitatórios. O empresários vão receber oficinas de capacitação para participar do programa.
As oficinas serão realizadas em parceria com o Sebrae, pois está dentro das ações do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq). Uma dessas oficinas será realizada na Rota do Desenvolvimento em Dourados.
“O planejamento de compras aqui apresentado faz parte do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, que é uma iniciativa voltada ao aumento da competitividade do setor empresarial, em especial, dos pequenos negócios. O governo não está somente cumprindo mais um compromisso de campanha, mas está trabalhando efetivamente para criar uma ambiência de negócios que aumente o dinamismo da economia sul-mato-grossense. Estamos buscando equilibrar a situação das contas públicas estaduais, mas estamos procurando fazer isso com o menor impacto negativo possível para o setor empresarial. Reconhecemos que é o setor produtivo quem tem a capacidade nesse momento de gerar os empregos que são necessários para a economia crescer, mas ao mesmo tempo, não podemos deixar que a situação fiscal imobilize a ação do governo, pois entendemos que o papel do Estado é induzir o desenvolvimento econômico e promover o bem-estar social”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.
O titular da Semade afirmou também que o governo do Estado e o Sebrae vão iniciar capacitações para os empresários participem dos processos licitatórios. Durante o evento será lançado também o programa Prevenir, um programa que visa agilizar o licenciamento para operação das empresas no Estado. Este programa é parceria entre Corpo de Bombeiros e Semade.
SAD
Estruturado em cinco pilares, o ComprasGov vai permitir uma maior eficiência do gasto público por meio da economia de escala, gerar qualidade na compra pelo estímulo à competitividade e garantir produtividade máxima dos recursos aplicados para obtenção de menor custo unitário com maior benefício possível. Da lista de produtos que incluem mais de seis mil itens, fazem parte desde canetas, copos descartáveis, armamentos e munições, combustível, material didático até veículos e embarcações. Resultado de um trabalho de gestão estratégica, a ação será disponibilizada através do site da central de compras (www.centraldecompras.ms.gov.br) em três versões: por famílias de compras, ordem alfabética de produtos ou por órgão licitante.
O secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, explica que além de incentivar o crescimento sustentável fomentando a economia local, a medida tem por objetivo desburocratizar as compras governamentais, antecipando as informações para que os empresários sul-mato-grossenses, especialmente os micros e pequenos, responsáveis por 95% das empresas em Mato Grosso do Sul, possam concorrer em pé de igualdade aos grandes empresários nacionais. “É uma ação que terá reflexo direto em nossa economia. Quando o Governo compra do empresariado local, estimula o empreendedorismo, aquece a economia, gera emprego e renda para a população e incrementa a arrecadação”, pontua Assis.
O lançamento do ComprasGov acontece no dia 1º de outubro, às 14h, no Buffet Murano, localizado na Avenida Afonso Pena, 4557. O evento contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja e dos secretários Jaime Verruck e Carlos Alberto de Assis, .
Com informações da Assessoria de Comunicação da SAD