Durante evento em Furnas, o Governador Reinaldo anunciou junto do Secretario Jaime Verruck, a construção de uma Farinheira
Jaraguari (MS) – A parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, com a Universidade Católica Dom Bosco e a Empresa Energisa promoveram uma grande transformação na comunidade quilombola Furnas do Dionísio, em Jaraguari (MS).
Buscando o desenvolvimento local e agregação de valor aos produtos produzidos na comunidade um projeto de geração de renda teve inicio ainda em 2016 e culminou na inauguração na manhã desta quinta-feira (09) das novas instalações da unidade de produção da comunidade.
Na oportunidade o Governador Reinaldo Azambuja anunciou junto do Secretario Jaime Verruck, a continuidade da parceria no desenvolvimento de ações voltadas a qualificação e assistência técnica dos produtores e a ainda a construção da Farinheira.
Sobre esse projeto o Governador Reinaldo comentou que recentemente o Presidente da Associação de Furnas de Dionísio, Adriano Santos Soares, procurou o Secretario Jaime com a demanda e prontamente o projeto foi elaborado tendo como foco a geração de emprego e renda para a comunidade.
Nesse sentido o Secretário Jaime comentou que a geração de renda se dá com a melhoria da produtividade, diversificação da cultura e agregação de valor, e que o Estado pretende fomentar isso dando continuidade às ações que já desenvolve na Comunidade através das equipes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) com a assistência técnica e oferecendo ainda a qualificação para os produtores. “Com a nova estrutura a comunidade tem condições de triplicar a produção de farinha de mandioca e de rapadura e levar os produtos às prateleiras dos supermercados com qualidade, procedência e identificação” completou, lembrando que o projeto deve ter um custo aproximado de R$ 270 mil.
O fomento ao turismo da região também foi destacado pelo Secretário Jaime, com importantes projetos em andamento.
Com a nova unidade de processamento de produtos oriundos da cana-de-açúcar (rapadura e melado), da mandioca (farinha e polvilho), da atividade extrativista (baru, macaúba e pupunha), a área multiuso revitalizada e um ambiente para capacitação profissional, devem ser abertos sessenta novos postos de trabalho.
Para Adriano, que Preside da Associação, o inédito volume de investimentos recebidos, o número de postos de trabalho abertos imediatamente e a forma como os parceiros se comprometeram com a continuidade das ações marcam um novo tempo para as noventa famílias daquela comunidade.
- Novos produtos de Furnas do Dionísio
- Novos produtos de Furnas do Dionísio
- Novos produtos de Furnas do Dionísio
Durante a inauguração foram apresentados os produtos já com o novo selo, fruto do trabalho da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova) e a Fundação Tuiuiú (ligadas a UCDB), que deram todo o suporte para que os produtos cheguem as gôndolas dos supermercados e trabalharam no plano de negócios e da Agência Experimental ‘Mais Comunicação’, também da UCDB, que desenvolveu a identidade da marca Furnas para rótulos.
Além dos recursos para a ampliação da estrutura no local, a Energisa foi responsável pela substituição de lâmpadas, geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado antigos. As duas escolas da comunidade também foram beneficiadas com ações de eficiência energética, as salas de aula receberam climatização e a sala de informática foi reestruturada com novos computadores. No total foram investidos mais de R$ 1 milhão no projeto.
- Inauguração em Furnas de Dionísio
- Adriano, Reinaldo e Jaime
- Jaime Verruck conhecendo o trabalho na comunidade
“Com ações como esta reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável” frisou o Presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhais.
A Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), que esteve representada no evento pelo gerente administrativo Érico Paredes, também participa do projeto com a doação das mudas de cana-de-açúcar para a comunidade.
Também participaram do evento o Reitor da UCDB, Padre Ricardo, o ex-presidente da Energisa no Estado e idealizador do projeto Marcelo Rocha, o Prefeito de Jaraguari Edson Rodrigues Nogueira, além de vereadores e lideranças da região.
Kelly Ventorim