O Governo de Mato Grosso do Sul está dando visibilidade nacional a projetos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por professores e estudantes de instituições de ensino superior do Estado. Por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, ao todo 5 artigos completos, 3 resumos expandidos e 18 resumos dos participantes sul-mato-grossenses de pesquisas de graduação e dissertações de mestrado, estão sendo apresentados em Brasília (DF) durante a edição de 2025 do ProspeCT&I, que acontece de 11 a 14 de agosto com o tema “Repensando o Futuro: Inovação e Sustentabilidade na Economia Circular”. O evento ocorre em paralelo ao Encontro Regional do FORTEC (Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).
A delegação sul-mato-grossense conta com 28 participantes, incluindo professores do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e estudantes de duas turmas do PROFNIT (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) oferecido pelo campus do IFMS em Campo Grande. A participação foi viabilizada por meio de convênio firmado entre a Semadesc e o FORTEC, garantindo apoio técnico e logístico. Entre os docentes presentes estão os professores doutores Márcio Teixeira, Rafael Françozo, a professora Andréia Cerizza (IFMS), Paulo Teixeira, Flávia Gonçalves e Samuel Aragão, todos do IFMS.
Coordenador do PROFNIT em Mato Grosso do Sul, o professor Márcio Teixeira, do campus do IFMS em Três Lagoas, destacou que a presença expressiva do Estado nos dois eventos “representa um marco importante para a inserção e o fortalecimento do Estado no cenário nacional da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, além de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, lembrou que a agenda de inovação do Governo do Estado é recente e vem ganhando força com ações estruturantes. “Essa agenda começou com o governador Eduardo Riedel ampliando a governança da área de CT&I, criando a Semadesc e a Secretaria-Executiva de CT&I. Mas era necessário adquirir novas competências de gestão para conduzir a pasta. Nesse sentido, missões técnicas, termos de parceria e convênios foram instrumentos essenciais para avançarmos”, afirmou.
Senna também destaca a importância do convênio com o FORTEC, “que possibilitou a seis servidores da Semadesc realizar o mestrado profissional em transferência de tecnologia e gestão da inovação. A participação desses servidores no ProspeCT&I, um evento internacional de inovação, mostra como adquirimos rapidamente a musculatura necessária para formular políticas públicas em áreas estratégicas, como a bioeconomia, a comunicação, ecossistemas de inovação e formação de capital humano”, finalizou.
O ProspeCT&I reúne estudantes de pós-graduação, pesquisadores, especialistas, gestores públicos, representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), empresários e profissionais do setor produtivo. A programação inclui palestras magnas, painéis temáticos, minicursos, mesas-redondas, oficinas e sessões de apresentação de trabalhos, ampliando o alcance da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia como motores de desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Marcelo Armôa, Semadesc









