Campo Grande (MS) – Por uma proposição da acadêmica Aline Capibaribe, os colegas do Curso de Gastronomia da UCDB puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo dos cordeiros, recebendo uma aula sobre criação, produção e distribuição dos melhores cortes do cordeiro produzido no Estado.
Com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), A Médica Veterinária Ana Cristina, responsável pelo PDOA Nossa Senhora e o médico veterinário, sócio-proprietário de uma casa de carnes gourmet (karnes.com), Marcelo Ikeda, compartilharam com os universitários seu conhecimento e experiência no tema.
Ana, que tem grande experiência e conhecimento no setor, detalhou a atividade, o que os produtores tem feito para melhorar os rebanhos e comercializar os animais, falou da PDOA (Propriedade de descanso de ovinos para abate), iniciativa que resultou na transformação na maneira de comercializar ovinos no Estado.
Ana comentou ainda que o Senar/MS tem oferecido apoio técnico para produtores interessados na criação de ovinos e esse trabalho tem feito a diferença.
A renomada cheff Pollianna Tomé, responsável pela disciplina de cozinha de carnes e aves, destacou a importância de trazer a regionalidade para o preparo dos pratos de seus alunos, e assim o fez durante o encontro.
O Gestor de Ovinocaprinocultura da SEMAGRO e Secretário Executivo da Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura, Márcio Boza, destacou a importância de adquirir animais oriundos de abate oficial, como inspeção sanitária garantindo um alimento seguro para todos.
Marcio detalhou sobre o Programa de incentivo do Governo do Estado, que faz concessão de benefícios financeiros aos produtores de ovinos e caprinos o ‘Cordeiro de Qualidade de MS’, coordenador pela Semagro, e trabalha para apoiar a expansão e a consolidação da ovinocaprinocultura de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa no Estado, assegurar e manter a saúde do rebanho, apoiar ações para regularização do estoque de animais nos estabelecimentos rurais produtores de ovinos e caprinos, elevar a produção de cordeiros para corte, incentivar a produção em escala, capacitar técnicos e , criar sistemas de facilitação do embarque de animais para o abate e diversificar a matriz produtiva das propriedades rurais.
“Qualquer produtor pode participar. Estamos prontos para atender, tirar duvidas e ajudar os criadores a aderirem ao programa” completou.
O link de acesso ao formulário de cadastro é Cadastro Ovinocaprinocultura-SEMAGRO. Duvidas pode ser dirimidas no telefone (67) 3318-5049.
O curso
O curso de Gastronomia da UCDBD tem duração de 2 anos e conta com uma completa estrutura para o desenvolvimento dos seus acadêmicos.
Kelly Ventorim, assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO