Campo Grande (MS) – O Centro de Inovação (Sistema de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho) inaugurado nesta sexta-feira (25), em ato que contou com a presença do ministro do Trabalho, Helton Yomura, é uma escola que vai desenvolver tecnologias para garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho e, desta forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas. A avaliação é do secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que representou o governo do Estado no evento.
“Mato Grosso do Sul ganha um projeto de muita relevância não apenas para o Estado, mas ao País como um todo. As tecnologias desenvolvidas aqui estarão disponíveis para serem implantadas em todas as indústrias. Um exemplo é o sistema criado para o trabalho em câmaras frias, que foi mostrado na inauguração. Porém, o mais importante, o foco de tudo isso é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A ideia é que o trabalhador e a trabalhadora não tenham doenças ocupacionais, não sofram acidentes. Discute-se tecnologia, inovação, mas sem esquecer que o objeto final de tudo isso é que, efetivamente, o trabalhador tenha um ambiente de trabalho adequado que lhe proporcione mais qualidade de vida”, disse o secretário.
O software foi desenvolvido para uma indústria frigorífica de Dourados e reconhece por via facial e termostatos o acesso do trabalhador à câmara fria, alertando caso não esteja usando algum equipamento de segurança obrigatório ou tenha esquecido de executar algum procedimento.
Construção Civil
Outra tecnologia adaptada pelo Centro de Inovação é a metodologia do BIM (Building Information Modeling), ou modelagem de informação da construção, utilizada para segurança do trabalho na Construção Civil. O BIM é um software que analisa projetos de construção civil e é capaz de detectar eventuais falhas que poderiam representar riscos não só durante a edificação, mas após o prédio concluído. A construção civil apresenta altos índices de acidentes de trabalho.
O ministro do Trabalho, Helton Yomura, também destacou a relevância da tecnologia no ambiente de trabalho. “Certamente o produto das inovações que foram geradas aqui vão significar menos acidentes, menos afastamentos, menos mutilações e óbitos, menos gastos previdenciários e famílias sadias com trabalhador pronto para entregar seu suor no desenvolvimento desse país”, analisou.
Geração de Empregos
O ministro fez uma referência especial a Mato Grosso do Sul, que foi destaque nacional na geração de empregos durante o mês tendo criado 1.588 novas vagas. O ministro disse que esse número já reflete as mudanças na legislação trabalhista, sobretudo quanto à contratação de trabalho temporário, e entende que o caminho dessas relações de trabalho no Brasil passam pela tecnologia e desburocratização
O Centro de Inovação já funciona em Mato Grosso do Sul desde 2016, mas agora ganha sede nova, mais ampla e equipada. Está localizado na Avenida Afonso Pena, próximo ao Obelisco, num prédio com 1,2 mil metros quadrados. O investimento total – entre construção e equipamentos – chega a R$ 7 milhões. O Centro integra um sistema que já dispõe de outros sete espalhados pelo Brasil. Todo conhecimento desenvolvido nesses ambientes serão reunidos num banco de dados e disponibilizados para a indústria.
“Dessa forma, o Sistema está preparado para atender empresa a empresa, construindo a solução. É um avanço significativo para nós entregarmos essa obra no dia em que se comemora o Dia da Indústria, com a presença do Ministro do Trabalho”, disse o presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen.
Cada Centro de Inovação do Sesi trabalha com diferentes linhas de pesquisa em SST. São elas: prevenção da incapacidade, na Bahia; economia para saúde e segurança, no Ceará; ergonomia, em Minas Gerais; sistemas de gestão de SST, em Mato Grosso do Sul; longevidade e produtividade, no Paraná; higiene ocupacional, no Rio de Janeiro; fatores psicossociais, no Rio Grande do Sul; e tecnologias para a saúde, em Santa Catarina.
Veja mais fotos na galeria abaixo: