O tesoureiro da Austrália, Scott Morrison, aprovou a venda da maior criadora de gado do país, S. Kidman & Co, com parte das terras e dos gados indo para a empresa de Gina Rinehart.
Morrison anunciou na sexta-feira que a maior estação do grupo Kidman, Anna Creek e sua propriedade separada, The Peake, serão adquiridas por uma família de produtores vizinhos – os Williams. O resto será adquirido pela Outback Beef, que tem 67% nas mãos da companhia Hancock Prospecting Pty Ltd (Hancock), de Rinehart, e 33% nas mãos da Shanghai CRED Real Estate Stock Co Ltd (Shanghai CRED), da China.
Pela proposta, de A$ 365 milhões (US$ 273,54 milhões), a Hancock vai controlar o conselho e as operações do dia-a-dia, o que significa que a propriedade continuará sendo em sua maioria de propriedade australiana.
Gina Rinehart
Também ofereceu investimentos significativos, com compromissos para aumentar o tamanho de rebanho em 20.000 cabeças de gado nos próximos 18 meses.
“A Outback Beef indicou que vai investir até A$ 19 milhões (US$ 14 milhões) em melhorias de capital para aumentar a eficiência e a capacidade de carga”, disse Morrison em um comunicado.
“É importante que este investimento também criará 35 novos empregos permanentes em tempo integral até junho de 2018, ao mesmo tempo, empregando muitos mais novos contratados e especialistas de curto prazo”.
Na medida do possível, os postos de trabalho extras serão dados aos moradores e aos funcionários nativos.
Morrison disse que a decisão de vender a Anna Creek e a The Peake para moradores locais significa que há um aumento significativo na propriedade australiana total de 66,1% para 74,7%. Ele tinha originalmente bloqueado a venda a compradores chineses.
A aquisição colocará a Hancock nos top três produtores de carne na Austrália, com um tamanho de rebanho combinado aumentando para cerca de 300.000 cabeças.
Fonte: Herald Sun, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.