Mais de 4 mil alunos participaram das atividades da Caravana da Ciência, que percorreu um total de 11 escolas das redes estadual de ensino divulgando iniciativas na área de ciência, tecnologia e inovação, por meio do teatro e exposições. A Caravana, composta por professores, pesquisadores, servidores da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e demais parceiros, fez sua primeira apresentação na Escola Estadual Amélio Carvalho Baís, no bairro Coophatrabalho, em Campo Grande, onde aconteceu a abertura da 18ª Semana da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.
Anualmente, em outubro, acontece em todo país a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Instituída por meio de decreto em 2004, a proposta do evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), é aproximar a ciência e a tecnologia da população.
Em Mato Grosso do Sul, a SNCT é coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e diversas instituições de ensino e de pesquisa, além das secretarias estaduais e municipais de educação e ciência e tecnologia, parques ambientais, unidades de conservação, empresas públicas e privadas e ONGs.
O tema da 18ª Semana da Ciência e Tecnologia é “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU”. Nesse sentido, o governo do Estado orienta todas as suas ações e fomentos às atividades dos setores produtivos que estejam adequadas às diretrizes de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, tendo como meta tornar o Estado carbono neutro (com capacidade para neutralizar todas as emissões de CO² geradas) até o fim da década.
Dentre as atividades apresentadas tivemos 1. “De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco – jogo de tabuleiro tapetão abordando a temática química do solo. Imagens de cristais 3D – Inqui/UFMS 2. Mistério e Ciência Among Us – Mídia Ciência 3. “Os planetas do Sistema Solar” –Casa da Ciência 4. Tipos e qualidade do leite. Agraer 5. Como avaliar o teor de açucares das frutas (Brix); Agraer 6. Nhande Arandu -UFMS 7. Fazendo certo!! Prevenindo a febre maculosa brasileira – EMBRAPA Gado de Corte.
Com Marina Dobashi