Campo Grande (MS) – Foi inaugurada na quinta-feira (18), a Subestação Campo Grande II, primeira com tensão de 230 kVA da Capital. O investimento, no valor de R$ 55 milhões, foi feito pelo Consórcio Pantanal – formado pela Cel Engenharia Ltda e a empresa goiana Celg Geração e Transmissão S.A), é fruto das negociações realizadas por meio do Fórum de Governadores do Brasil Central. A inauguração contou com a presença dos governadores Reinaldo Azambuja e Marconi Perillo, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e outras autoridades.
Na avaliação do secretário Jaime Verruck, Campo Grande está agora 100% estruturada em termos de energia de alta tensão e passa a ter capacidade de atender a demanda industrial em praticamente qualquer região do município. “Mato Grosso do Sul não sofre com falta de energia, mas é carente de sistema de distribuição em alguns pontos. Agora, Campo Grande ganha vantagem competitiva, passando a contar com um sistema completo e integrado com energia de alta tensão de qualidade e quantidade”.
Integrante do Sistema Interligado Nacional – SIN, a Subestação Campo Grande II será a principal alimentadora das cargas da distribuidora local Energisa. A capacidade instalada é de 300 mil KVA, o suficiente para atender toda a Capital. Com vistas a suprir a demanda futura, o consórcio tem previsão de colocar em operação, até março de 2018, mais um transformador de 150 mil KVA, ampliando a capacidade em 50%.
Foto: Nolli Corrêa/Semade