O conceito da Câmara Setorial é conseguir dar competitividade, ouvindo todos os elos da cadeia, promovendo a sinergia entre ele, definiu o secretário
Campo Grande (MS) – Para que pudessem ser colocadas em execução ações de um Plano de Desenvolvimento Institucional elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), foram reativas no ultimo dia 8 de maio, seis das doze Câmaras Setoriais existentes no Estado.
Criadas com intuito de organizar alguns setores da economia, as Câmaras Setoriais Consultivas foram instituídas tendo como membros, representantes de instituições parcerias de cada setor, para que fossem colocadas à luz do debate demandas e problemas de toda cadeia produtiva: desde a produção, distribuição, logística, passando pela industrialização até a exportação. “O conceito da Câmara Setorial é conseguir dar competitividade, ouvindo todos os elos da cadeia, promovendo a sinergia entre ele”, definiu o secretário.
Conforme explicou o secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, seis setores que apresentam índices significativos de produtividade em Mato Grosso do Sul e têm alta demanda por tecnologia e inovação tiveram suas Câmaras Setoriais reativadas com a nomeação de seus coordenadores e secretários executivos. “Dentro da política de desenvolvimento do Estado, nós consideramos fundamental o fortalecimento competitivo das cadeias produtivas e a Câmara Setorial é o instrumento adequado para que se faça esse fortalecimento. Daí a importância de reeditarmos as câmaras”, completou.
Jaime comentou, ainda, que as câmaras conversam com o setor financeiro, setor de assistência técnica rural, e através deste plano devem levar as políticas públicas para os produtores, capacitando-os juntamente com os técnicos e dando encaminhamento às demandas de níveis estadual e federal.
Segundo Jaime, o próximo passo é nomear os membros de cada uma das câmaras. “O foco é a representatividade do conjunto da cadeia produtiva, para que consigamos encontrar soluções conjuntas para os problemas, mas principalmente para que tenham conhecimento permanente do funcionamento dessa cadeia”.
Câmaras Setoriais
Das doze câmaras setoriais criadas no Estado, oito estavam em funcionamento e seis delas foram reformuladas a partir da publicação da Resolução “P” Semagro N° 029 de 08 de maio de 2017.
Ligadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Confederação Nacional da Agricultura, as Câmaras são geridas através das coordenadorias da Semagro, tendo servidores nomeados na secretaria executiva de cada uma delas.
Para o biênio 2017/2019, foram designados como coordenadores e secretários executivos, respectivamente, para a Câmara Setorial Consultiva da Avicultura e Estrutiocultura: Adroaldo Hoffmann e Rubens Flavio Mello Corrêa; Para a Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura: Fernando Alvarenga Reis e Arthur Ulisses Curado Filho; Câmara Setorial Consultiva da Suinocultura: Celso Fhilippi Júnior e Claudio Guedes de Sá Earp; Câmara Setorial Consultiva da Apicultura : Claudio Ramires Hoch e Jovelina Maria de Oliveira; Câmara Setorial Consultiva da Bovinocultura de Leite: Lineu Pasqualotto e Orlando Serrou Camy Filho; e para a Câmara Setorial Consultiva da Horticultura: Francisco Pereira Paredes Junior e Altair Luiz da Silva.
Na mesma publicação a Servidora Dionéia Alessandra Pinheiro foi designada para Supervisão Geral, atuando no assessoramento e apoio das Câmaras Setoriais.
Kelly Ventorim, Semagro