Marcas expositoras da feira se consolidam no mercado brasileiro; cenário econômico faz com que produtores invistam em tecnologia para redução de custos
Durante a Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece até sexta-feira (29), em Ribeirão Preto (SP), os visitantes do evento encontram as mais novas tecnologia para a agricultura de precisão. As marcas expositoras estão aproveitando para criar chances de negócios. “Na crise aparecem momentos de oportunidades para as empresas, o que instiga o agricultor a pensar mais em como economizar dinheiro, consequentemente desperdiçar sementes, insumos, defensivo”, comenta Renato Brant, gerente regional da Trimble.
Segundo o executivo da empresa, as inovações ajudam a transformar a operação comercial de fazendas conseguindo aumentar a produtividade, redução de custos e proteção dos recursos naturais. “A aquisição de tecnologia de precisão não é despesa, mas sim investimento. Vendemos produtividade aos produtores, onde os capacitamos para extrair e produzir mais do terreno que eles já têm”, diz.
Para a Agrishow 2016, a Trimble apresenta o Sistema de Informação do Solo™ (SIS), tecnologia de análise de solo que utiliza sensores avançados de segmentação e de geoprocessamento para produzir informações de alta resolução. A solução proporciona um maior entendimento das características físicas e químicas do solo, que permite ao agricultor implementar soluções mais específicas para cada ponto da área. Estas informações podem ser utilizadas para tomar decisões de irrigação, drenagem, fertilidade, além de criar mapas de solo, visando maximizar o potencial do crescimento das plantas em cada ponto da propriedade.
Outra marca expositora da feira é a Hexagon Agriculture que oferece um conjunto de soluções voltadas para a automação das áreas de corte, carregamento e transporte de cana-de-açúcar. As principais funções do lançamento são coordenar e otimizar as operações logísticas, sincronizar os recursos em operação na frente de colheita, efetuar a comunicação entre máquinas para habilitar o transporte e a sincronização de informações.
“Eu vejo que a crise está proporcionando negócios para nós. Os clientes estão investindo mais nas máquinas que eles já têm, o que abre uma janela para a agricultura de precisão. São reformas de máquinas seminovas ou antigas que o produtor opta por colocar tecnologia e reforma-las para que possa continuar utilizando o mesmo equipamento, sem investir em uma nova máquina”, explica Fabio Neumann, gerente de marketing da Hexagon Agriculture.
Para a Precision Planting, a feira é vitrine de negócios para a marca. “Chegamos ao Brasil em 2015. Neste ano estamos consolidando a empresa e os produtos. O evento traz uma grande representatividade. Estamos tendo uma grande receptividade dos agricultores que agora já nos conhece e fechando bons negócios”, explica José Galli, gerente de negócios.
A empresa trabalha com produtos que melhoram a qualidade do plantio. Dentre os itens, sistema de monitoramento, que traz a visualização perfeita da operação do cultivo. Há também o sistema de distribuição pneumática e o lançamento do vDrive, primeiro controlador elétrico de população de corte linha a linha e de taxa variável de semeadura de qualidade. A tecnologia elimina corrente e catraca, com isso gera menos manutenção para ser feita, com excelente qualidade.
Presente na Agrishow há 10 anos, a Geo Agri sempre busca inovar em suas soluções. Para esta edição, a marca conta com o sistema WeedSeeker, que utiliza um avançado sensor óptico eletrônico que determina se uma planta daninha está presente e uma solenoide rápida que procede com a pulverização localizada, ajudando a controlar a pulverização para atingir só as daninhas ou as plantas e não o solo, economizando assim o produto aplicado, tempo, trabalho e defensivos. “Se a empresa apresenta produtos que trazem um real retorno de investimento para o consumidor, ele terá sucesso. Sabemos que todos estão à procura de produtos que tragam retorno para a sua aquisição”, analisa o gerente de contas corporativas, Rodrigo Pellegrini Tamani.
A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.
EMBRAPA LANÇA TECNOLOGIA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO EUCALIPTO NA AGRISHOW 2016
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Recursos Genéticos e Bioteclogia apresenta durante a Agrishow 2016 um chip que pode reduzir em até 50% o tempo de melhoramento genético do eucalipto. Pioneira na área florestal, a nova tecnologia desenvolvida pelo pesquisador Dario Grattapaglia, após mais de dez anos de pesquisa, permite a análise simultânea de 60 mil marcadores moleculares distribuídos por todo o genoma da planta.
O chip oferece como vantagem principal ao setor produtivo florestal a possibilidade de reduzir o tempo utilizado no melhoramento genético, que é cerca de 9 a 18 anos para 6 a 9 anos, o que também impacta a redução de custos. Com o projeto, não é necessário esperar a árvore crescer para validar as características desejadas no campo, o que demoraria, no mínimo, seis anos, e às vezes até 10, dependendo da espécie. “A redução do tempo é possível porque o chip permite ao produtor plantar apenas espécies selecionadas com as características que ele procura, que podem ser relacionadas à produtividade, crescimento, tolerância à seca e resistência a doenças, entre inúmeras outras”, comenta Grattapaglia.
A tecnologia, denominada EucHIP60k, desenvolvida com recursos da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), foi transferida para a empresa norte-americana Geneseek – maior companhia de genotipagem agrícola do mundo – responsável por sua comercialização, e tem potencial de aplicação para o setor florestal de vários países, pois foi desenvolvida com base em 10 espécies de eucalipto mais utilizadas em nível mundial. O chip foi criado a partir de dados de sequenciamento de 240 árvores de 12 espécies de eucalipto.
LANÇAMENTOS E NOVIDADES
Honda: Produtos de força – A linha completa de produtos de força da marca, como geradores, motobombas, motores estacionários e pulverizadores costais, estão na Agrishow 2016. Mas as grandes novidades são as roçadeiras de 25cm³ que serão lançadas em um futuro próximo, complementando o line-up atual. Extremamente leves, compactas e muito fáceis de serem manuseadas representam a opção ideal para o uso doméstico e trabalhos leves como, por exemplo, o corte e aparo de grama em pequenas áreas. Podem ser acopladas a diversos complementos que possibilitam ampliar ainda mais as suas aplicações, como derriçador para colheita de café. Outra novidade é o retorno da Honda ao segmento de cortadores de grama, com apresentação antecipada e exclusiva dos modelos HRS216.
New Holland: Plantadeira e colheitadeiras de duplo rotor – Máquinas e equipamentos agrícolas que proporcionam alto rendimento e facilidade de operação para o pequeno, médio e grande produtor são os destaques da marca na Agrishow 2016. A plantadeira PL5000 garante excelente distribuição de sementes, resultando um estande de plantas uniformes, além de ter autonomia que assegura, no mínimo, um dia de trabalho sem interrupções para abastecimento de sementes. Já a linha de colheitadeiras CR possui um sistema com duplo rotor, que propicia maior qualidade dos grãos e alta produtividade. A família é dotada de mesa autonivelante, que possibilita à colheitadeira andar em terrenos mais inclinados, sem ter que reduzir a velocidade.
New Holland Construction: Soluções de tecnologia para produtividade – Além de exibir sua linha completa de máquinas para construção utilizadas no agronegócio, a marca mostra aos visitantes da Agrishow 2016 suas soluções de tecnologia que aumentam a produtividade e proporcionam maior controle na execução dos trabalhos. O FleetForce e o FleetGrade visam acompanhar em tempo rela a eficiência dos equipamentos, identificar melhorias de operação e reduzir os custos devido à maior precisão dos trabalhos. O FleetForce é um sistema de monitoramento de frota, que possibilita ao usuário ver e controlar pelo computador o desempenho da máquina, monitorando sua produtividade e consumo. Já o FleetGrade é o machinecontrol, que permite que os equipamentos trabalhem de forma guiada.
Mais informações:
AGRISHOW 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 25 a 29 de abril de 2016
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.
Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br