Duas ferramentas tecnológicas anunciadas nessa quarta-feira (24) prometem tornar ainda mais céleres os processos de tramitação de documentos na Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul): uma assistente virtual que utiliza Inteligência Artificial nos procedimentos de análise, comparação, verificação e correção, e a emissão de certidões pelo aplicativo WhatsApp. As novidades foram lançadas durante o Encontro dos Presidentes das Juntas Comerciais que acontece em Bonito, pelo vice-governador José Carlos Barbosa e pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, a cuja pasta a Jucems está vinculada.
Eles assinaram resoluções conjuntas autorizando o início da utilização das ferramentas. A assistente de análise é uma solução tecnológica desenvolvida pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul e está sendo cedida para Mato Grosso do Sul. Ela vai auxiliar tanto nos processos internos, ajudando os servidores da Jucems a agilizar a análise de documentos, quanto na verificação da documentação apresentada pelos cidadãos no momento da abertura de um registro de empresa.
O presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, afirmou que 55% dos processos que dão entrada no órgão apresentam falhas como falta de documentos, erros no preenchimento de campos, entre outros. “Nos testes feitos pela assistente de análise, 96% dos processos que passaram pela aprovação dela estavam em conformidade. Isso significa que temos um ganho muito grande de agilidade na averiguação desses documentos”, avaliou.
A ferramenta está sendo treinada há dois anos para identificar inconsistências em todos os procedimentos dos cadastros da Junta Comercial. Após o empresário preencher o formulário, anexar os documentos, ele pode pedir a verificação da assistente de análise, que fará uma varredura em todo o material para ver se está em conformidade. Havendo alguma inconformidade, a assistente fará apontamentos que a pessoa pode corrigir, ou não. A correção sempre resulta em mais agilidade no processamento, lembra Nivaldo.
Certidão pelo WhatsApp
Outra novidade é a emissão de certidões pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens muito popular no Brasil. Até então o cidadão precisava acessar o portal da Junta Comercial, emitir guias, fazer o pagamento de taxas para então pedir a via do documento. A partir de agora, o serviço estará disponível pelo número 67 3321-2393. Um menu guia o usuário rapidamente até a emissão do documento. O serviço funcionará durante as 24 horas do dia e 7 dias da semana.
Poderá ser emitida por esse meio a Certidão Simplificada, um extrato da empresa que contém o resumo das informações e é muito requisitado para várias situações. Bastará informar o CNPJ e pagar a taxa correspondente que a Certidão será disponibilizada no próprio WhatsApp para o cidadão, que pode imprimir ou compartilhar o documento.
Texto: João Prestes
Fotos: Mairinco de Pauda