O pecuarista Maurício Cappelari vai à fazenda que tem em Ubirajara (SP) três vezes por semana. Ele engorda animais das raças red angus e brangus.
Em uma dessas visitas, Maurício notou que sete animais tinham sido furtados. Ele diz que ficou desesperado e sem saber o que fazer. A ajuda veio por meio de um aplicativo de troca de mensagens, que permite o compartilhamento de documentos, textos, fotos e vídeos.
Tempos depois, as imagens do gado circularam de celular em celular e chegaram até Marcos Capelari, filho de Maurício, que descobriu onde os animais foram parar.
A partir daí surgiu a ideia de criar um grupo para trocar informações. São mais de 100 participantes, entre pecuaristas, sitiantes e policiais da região. De acordo com as postagens feitas no grupo, mais de 200 animais teriam sido furtados em aproximadamente um ano. Cerca de 50 foram recuperados.
A iniciativa também facilitou os negócios. Eduardo Pimentel é criador da raça nelore e diz que já chegou a vender 80 cabeças de gado com a ajuda do aplicativo.
O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com