Campinas, 27 de Janeiro de 2016 – A melhora acentuada nos preços recebidos pelo produtor de ovos no último trimestre de 2015 favoreceu a recuperação da participação em relação ao varejo.
No período, a participação do produtor sobre o varejo foi de 41,3%. Nos trimestres anteriores, esteve abaixo de 40%. No primeiro, segundo e terceiro trimestres, os percentuais atingidos foram, respectivamente, 38,8%, 36,2% e 37,1%. Com isso, no ano, a participação do produto na granja sobre o varejo alcançou 38,4% e representou aumento de 7,6% sobre o alcançado no ano anterior, quando ficou em 35,67%. Entretanto, mesmo com essa melhora, ainda permaneceu 4,4% abaixo da alcançada em 2013 quando atingiu 40,1%. Em 2015 o setor de postura comercial buscou a abertura de novos mercados e a ampliação para os importadores ativos. Essa atitude, aliado a um melhor controle do plantel produtivo, favoreceu um mercado interno mais equilibrado. Neste ano, o alto custo das matérias-primas e a recessão econômica (com suas consequências) que se aprofunda indicam grandes dificuldades também para a avicultura. Assim, um plantel produtivo mais controlado, a ampliação das exportações e um marketing mais agressivo para aumentar o consumo interno podem ser a alternativa para que o mercado de ovos sinta menos o impacto dessa recessão econômica presente no país. |
|
(AviSite) (Redação) |