Pensando nisso e já atual do país, a Associação amplia sua atuação com projetos educacionais que permitem o acesso online às informações do setor e cursos presenciais em regiões estratégicas do país. “Nosso objetivo é aumentar a competitividade e ampliar o desenvolvimento do setor, contribuindo com a formação dos gestores de empresas e profissionais do agronegócio”, relata Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV.
Em parceria com o Centro de Pesquisa em Marketing e Estratégia – Markestrat, a UNIANDAV (Universidade Corporativa da ANDAV) tem por objetivo levar conhecimentos teóricos para a prática de negócios. A inciativa oferece programas voltados para os desafios dos proprietários, diretores e gestores das empresas de insumos agrícolas e veterinários.
O programa conta com o diferencial de aulas a distância e acompanhamento online. Já as aulas presenciais são realizadas em grandes centros ou polos regionais – de acordo com as necessidades e demanda das empresas. Mazotini explica que os temas são estabelecidos dentro da exigência de cada empresa “Nós apresentamos modelos e ferramentas para uma gestão competitiva”, diz.
AgroAção – Assessoria online para toda equipe
Levar conhecimento e orientação de forma inovadora, prática e rápida é o objetivo do Agroação Online – Plataforma de acesso remoto, com informações sobre documentações, que permite, por meio de chat, tirar dúvidas e enviar sugestões. “O programa surgiu para atender associados que precisam capacitar seus colaboradores em todos os requisitos de uma empresa legal. Como surgem novas legislações ou muitas vezes são revisadas, existe a necessidade do acompanhamento de tempos em tempos para verificar se nada ficou para trás”, explica Sandra Mantelatto, da Educação Corporativa da ANDAV.
AgroAção – Cursos presenciais
Em 2015, cerca de 190 distribuidores, no total, 98 empresas participaram dos cursos presenciais do Agroação, realizados em quatro estados, entre eles: Goiânia, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.
É o caso do Eduardo Santos, da Cia da Terra Agronegócios de Uberlândia/MG, que participou do curso AgroAção – Crédito, Cobrança e Riscos, e obteve resultados positivos. Para ele a experiência foi de suma importância para o seu negócio como um todo “Tivemos a oportunidade de compartilhar ideias com outras empresas presentes com a finalidade de melhorarmos os processos do dia a dia. Haja vista a congruência entre adversidades encontradas e vivenciadas, independente das áreas de atuação e regiões de distribuidores”, afirma. Segundo Santos, com o momento dinâmico que vive o setor, ter mais conhecimento sobre temas como concessão de crédito e eficiência em cobrança contribui em melhores resultados financeiros, de liquidez e rentabilidade para a empresa.
Segundo Mazotini, para o distribuidor se manter competitivo e atualizado, o cenário deve ser de investimento na capacitação de pessoas “Queremos formar boas organizações internas, que resultam em empresas mais fortes e estruturadas”, destaca.