Três Lagoas (MS) – O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, participaram da solenidade e lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Horizonte 2 da indústria de celulose da Fibria, em Três Lagoas, realizada em 30 de outubro. A obra terá investimentos de R$ 7,7 bilhões (equivalente a cerca de US$ 2,5 bilhões) e deverá ser executada ao longo de dois anos com a criação de aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos. Durante o pico da obra, serão cerca de 10 mil trabalhadores. Quando entrar em operação, no último trimestre de 2017, a nova linha de celulose da Fibria terá 3 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos.
“Mato Grosso do Sul está recebendo os maiores investimentos privados do país no setor de florestas e produção de celulose. Somados a alguns empreendimentos já em andamento e outros já formalizados, o investimento da Fibria está consolidando a criação do Cluster Florestal que estamos fomentando em toda região leste do Estado. Temos investimentos em empreendimentos que vão desde a recuperação de pastagens para ampliação do maciço florestal, à produção de celulose, móveis e biomassa para energia termelétrica”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
Segundo a Fibria, o projeto de expansão tem previsão de entrar em operação no quarto trimestre de 2017. Com isso, a unidade da empresa em Três Lagoas terá sua capacidade de produção ampliada de 1,75 milhão de toneladas de celulose/ano para 3,05 milhões de toneladas de celulose/ano. “A ampliação da unidade de Três Lagoas é um marco na história da Fibria, que retoma a sua vocação de crescimento com responsabilidade. O início das obras de construção civil é consequência de um projeto muito bem trabalhado, que já está com os principais contratos de fornecimento assinados. É com muito orgulho que estamos fazendo esse grande investimento no Brasil, gerando empregos, melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento para Três Lagoas, para Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, disse o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.
Também participaram da solenidade a ministra Kátia Abreu, representando a presidente Dilma Roussef, os senadores Waldemir Moka, Simone Tebet, o superintendente da Sudeco, Cléber Avila e deputados federais de Mato Grosso do Sul.