Bandeirantes (MS) – Para destacar a importância da parceria do Governo do Estado para com os municípios, o Prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt – que recebeu no ultimo sábado das mãos do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e da Deputada Federal Tereza Cristina, maquinas e equipamentos que compõe um Patrulha Mecanizada – falou do trabalho que já realiza junto aos agricultores familiares do município e o significado daquela entrega.
Os maquinários ajudarão no trabalho dos agricultores familiares para o preparo do solo e do plantio, além de tornar mais ágil a colheita beneficiando os produtores das associações Agroban, Agripja e Alvorada. “O Governo do Estado sempre esteve muito presente na nossa administração, apoiando, incentivando e provando que a parceria faz toda diferença para o desenvolvimento das nossas ações”. Completou Álvaro, lembrando ainda da importância da destinação da emenda parlamentar por parte da Deputada Tereza e de seu envolvimento nas questões relacionadas à produção.
Na presença de dezenas de agricultores familiares a Deputada Federal Tereza Cristina, falou da entrega destacando a importância da organização de um fundo pelos produtores para garantir a manutenção das maquinas e equipamentos, evitando seu sucateamento.
Falando na evolução das ações voltadas a agricultura familiar a Deputada anunciou que nos próximos anos deve destacar emendas para aquisição de equipamentos específicos para cada atividade nos assentamentos. “Temos que acabar com a ideia de que agricultor familiar é sempre o pobre. Tem que acabar com isso. Agricultor familiar tem que ficar rico, e para que ele tenha oportunidade de crescer é que nós vimos trabalhando”, disse, recordando a batalha que recentemente encabeçou em Brasília para derrubada de vetos presidenciais que prejudicariam os agricultores familiares do País.
Ao lembrar que o município de Bandeirantes tem mais de 400 famílias produzindo mais de 40 toneladas de produtos por mês, o secretário Jaime Verruck, destacou a importância da parceria com a bancada federal para garantir o atendimento aos pequenos produtores, complementando as ações do Governo do Estado. “Até o final deste ano queremos entregar patrulhas para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. As 79 cidades terão o maquinário para incrementar ainda mais a produção da agricultura familiar deste Estado”.
Sobre a obrigatoriedade da outorga de uso da água para financiamento da agricultura familiar o Secretário Jaime comentou que equipe está empenhada em rever todo o regulamento do Imasul, para desburocratizar o acesso a essa autorização.
Segundo Margareth Dias da Silva, assentada há quatro anos em 4 hectares no Assentamento Alvorada, o equipamento fará grande diferença na vida das famílias e vem como um presente. “Não tinha isso antes, então era mais difícil. Eu agradeço muito por que se eles não ajudassem a gente, quem ia ajudar né? Eu tô muito feliz”.
Participaram da entrega o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Borges, o coordenador local Alfeu, a Coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariani Monaly Monteiro, Francisco Pacca, ex-coordenador da Ceasa/MS e que agora faz parte da equipe da Superintendência de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro.
Agricultura Familiar
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil está ligado, principalmente, à possibilidade de o agricultor conseguir aumentar a produtividade, ter acesso a canais de comercialização e a financiamentos que possam permitir investimentos na propriedade.
Segundo último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE – que está formulando nova coleta de dados este ano – a agricultura familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do produto interno bruto nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país. O segmento ainda é responsável por cerca de 80% dos alimentos produzidos no mundo, sendo responsável pela maioria da comida que chega à mesa dos brasileiros.
Kelly Ventorim