A Agraer dos municípios de Bandeirantes e de Paraíso das Aguas saíram cedo de seus escritórios, juntamente com representantes dos assentamentos atendidos pelas agências locais para participação no Seminário de Avaliação Final da chamada pública de contrato de CRT MS 6008/12 assinado pela AGRAER com o INCRA. O evento foi organizado pelos técnicos da Agraer de São Gabriel do Oeste, Flávio Renato da Silva e Ramão Braga Ximenes, e foi realizado no Projeto de Assentamento PA Patativa do Assaré, localizado a 55 km da cidade de São Gabriel do Oeste.
O seminário contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Ricardo Dias Peruca que ocupa a função de Coordenador da Chamada Pública do Núcleo Operacional Itaqui e dos demais técnicos que prestam Ater nos assentamentos que compõe o NO Itaqui: José Neves Camargo, Eduardo Paes Pereira Garcia, Símilla França Horing e Dema Gomes Ormond.
Também participaram do seminário os representantes e lideranças de todos os assentamentos que compõe o NO Itaqui, objeto deste contrato: PA Mateira – Paraíso das Águas; PA Matão – Bandeirantes; PA Patativa do Assaré e PA Itaqui ambos do município local. Assim como a presença do Secretário de Agricultura do município de São Gabriel do Oeste, Leo Luiz Grison, representando a Prefeitura do município, que vem realizando um excelente trabalho de parceria com a Agraer local e lideranças dos PAs Patativa do Assaré e Itaqui.
O resultado da avaliação do contrato executado pela Agraer foi muito positivo, pois a maioria dos assentados presentes elogiaram e citaram a grande importância da assistência técnica das equipes da Agraer durante a realização do contrato, principalmente para a produção e comercialização de frutas e hortaliças que hoje é uma realidade dentro de alguns assentamentos, principalmente via projetos de comercialização de produtos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
A elaboração de projetos de PNAE constitui uma meta do contrato e alcançou um resultado de mais de 100%, pois só em 2015 os técnicos da Agraer elaboraram 30 projetos para os assentados comercializarem suas frutas e hortaliças nas escolas dos municípios.
Um dos principais anseios dos produtores para o evento era pela participação de representantes do INCRA, que geralmente estão presentes nos seminários finais onde as demandas dos assentados por soluções de diversos problemas presentes nos assentamentos são respondidas pelo instituto, porém a ausência de representantes foi justificada pelo Eng. Agrônomo Perito Federal Agrário da Superintendência Regional do Incra, Reider Benevides Ferreira via email. A principal justificativa dessa ausência foi devido à ocupação recente do prédio do INCRA por movimentos sociais que impossibilitou a organização do instituto para participação em eventos externos em tempo hábil.
Apesar da ausência do INCRA a avaliação dos trabalhos de ATER desenvolvida pela AGRAER nos assentamentos foi realizada normalmente pelos assentados presentes e as demandas e solicitações dos mesmos, principalmente relacionadas à regularização de lotes permutados, falta de água, dificuldades em protocolar documentos junto ao Incra, entre outras solicitações serão encaminhadas formalmente ao Incra pelo atual Coordenador do NO Itaqui.
Com informações Símilla França Horing, Coordenadora Municipal – AGRAER Bandeirantes.