A Rota do Desenvolvimento teve início na última terça-feira (12) e segue até hoje (17) na capital do pantanal com programação durante os períodos da manhã, tarde e noite. São ao todo mais de 50 atividades gratuitas entre palestras, workshops, oficinas e painéis de debate sobre diversos temas relacionados a empreendedorismo, cultura, pesquisa e meio ambiente.
Capacitações
Em painel sobre apicultura, a Agraer participou, na terça-feira (15), da programação do evento. Voltados ao homem do campo, assentados e produtores tradicionais, o espaço trouxe como tema “Indicação Geográfica do Mel do Pantanal: Oportunidades”. Entre os debatedores da mesa estará a zootecnista e coordenadora regional da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze.
O painel teve como proposta promover a troca de conhecimento entre os agricultores familiares que, hoje, é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros.
Na região de Aquidauana, a Agraer tem uma importante atuação dentro da produção de mel e seus derivados. Em 2015, os trabalhos que a instituição vem desenvolvendo junto a Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana) rendeu o prêmio de Boas Práticas, via Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo Federal.
Rota do Desenvolvimento
A Rota do Desenvolvimento é uma ação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), junto com Sebrae e demais instituições parceiras. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos.
Até o momento já foram realizadas quatro edições, nas cidades de Nova Andradina, Coxim, Dourados e Três Lagoas, o que possibilitou a capacitação de cerca de 5 mil pessoas. A cada novo eventos são oferecidas 400 atividades gratuitas, dentre oficinas, palestras e workshops.
Aline Lira Agraer