Na oportunidade foi apresentado o cultivo de flores tropicais e folhagens como alternativa de diversificação da produção para geração de renda.
A oficina contou com as palestras dos técnicos: Liliane Aico Kobayashi Leonel e Flávio de Oliveira Ferreira (Agraer/Dourados) e Francimar Perez Matheus da Silva (Semagro)
Flores ornamentais tropicais
É a produção de flores e folhagens, originárias da região tropical destinadas à decoração de ambientes internos e externos. As flores tropicais possuem características peculiares que as diferenciam das demais, como exoticidade, coloração contrastante e longevidade pós-colheita, que têm atraído cada vez mais consumidores e aumentado o valor no mercado nacional e internacional.
Além do mercado de flores e folhagens de corte, que atende à demanda do segmento de decoração com arranjos florais entre outros produtos, as plantas ornamentais tropicais também são amplamente empregadas no segmento da jardinagem e paisagismo. A rusticidade de muitas espécies vem despertando o interesse de produtores e empresários para a produção em escala comercial.
Em Mato Grosso do Sul embora haja condições edafoclimáticas favoráveis para explorar essa atividade, principalmente as flores tropicais, a atuação é pequena e restrita à produção de plantas ornamentais para uso em jardins públicos e privados. No que se refere às flores de corte, praticamente 100% das flores consumidas no estado são importadas de outros Estados, principalmente São Paulo.
A engenheira agrônoma Francimar Perez Matheus da Silva (Semagro) ministrará palestra sobre Produção de Flores Tropicais, no dia 08 de abril, das 13h30 às 15h30, dentro da programação da Tecnofam, em Dourados.
Informações e fotos: Francimar Perez (Semagro)
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva