Campo Grande (MS) – Além do stand, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participa da programação da 78ª Expogrande (Exposição Agropecuária de Campo Grande) através do ciclo de palestras direcionados aos pequenos e médios produtores interessados em agregar conhecimento para a gestão de suas propriedades. Os cursos foram iniciados nesta sexta-feira (8) e seguem até o dia 15 de abril.
Na programação também estão previstos cursos ministrados por profissionais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), do Sistema Famasul.
“Panorama da Horticultura no Mato Grosso do Sul”, apresentada pelo engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva, foi o tema que abriu os trabalhos. Outro assunto de destaque desta sexta-feira (8) foi “Sanidade Apícola”, de Nioece Lopes, da Iagro.
Na segunda-feira (11), será a vez de tratar sobre o quadro produtivo de frutas no Estado. O assunto será discutido pelo gestor sócio organizacional rural da Agraer, Gilberto de Macedo. Outra palestra será em torno da questão de manejo de embalagem de agrotóxico. Essa apresentada pela Iagro.
Já na terça-feira (12), o tema será “Manejo da piscicultura”, apresentado pelo zootecnista da Agraer, José Américo Boscaine, e “Raiva de herbívoros”, assunto trabalhado pela equipe da Iagro.
No dia 13, quarta-feira, o ponto alto dos trabalhos será o II Circuito Tecnológico Leite em Foco. As palestras serão iniciadas, simultaneamente, às 9h, sobre os seguintes temas: Tratamento de Madeira para pequena propriedade rural (José Carlos Gasperoni/Agraer); Sucessão Familiar (Rui Gessi/ Senar); Gestão na atividade leiteira (Denilton Medeiros/Sebrae); Nutrição funcional como diferencial na atividade leiteira (Leonardo Teodoro/ Real H); Rebanho: Inovação manejo alimentar para gado leiteiro (Arnaldo Pereira/Agraer) e Girolando: Melhorando genético em raças leiteiras (Fernando Rosa/ABS).
No quinto dia de palestras, quinta-feira (14), o curso será da Embrapa sobre a presença da floresta em sistema de integração para pequenos produtores. Além do apontamento sobre sanidade brucelose e tuberculose, da Iagro.
O encerramento da programação fica a cargo dos temas “Agroindústrias /Legalização para Agricultores Familiares”, do engenheiro agrônomo da Agraer, José Luiz Ribeiro. Além de uma segunda rodada da palestra “Sanidade Apícola”, da Iagro.
Com o tema “Sucessão Familiar”, o Senar participa todos os dias das capacitações. As palestras da Agraer e Iagro serão sempre no mesmo local, auditório e sala de reunião, nas dependências do Parque Laucídio Coelho, Acrissul. Enquanto as palestras do Senar acontecerão no stand da Famasul.
Os cursos serão promovidos sempre no período matutino a partir das 9h, Agraer, e 10h30 Senar e Iagro.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer