Campo Grande (MS) – A partir deste mês os profissionais de Assistência Técnica de Extensão Rural da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) terão dois novos instrumentos de trabalho que auxiliarão os serviços de mapeamento de atividades no campo. É que nesta sexta-feira (11), a Instituição divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) as portarias nº 003/2015 e 004/2015 que oficializam a implantação de Relatórios de Atividades e Formulários de Visitas Técnicas e a criação do “Caderno de Boas Práticas da Ater”, respectivamente.
De acordo a portaria nº 004/2015, o caderno servirá como um material de divulgação dos trabalhos executados pela Agraer aos pequenos produtores rurais. Inspirado no periódico veiculado, anualmente, pelo governo Federal, a publicação da Agência terá como objetivo facilitar a comunicação com os veículos de imprensa e sociedade em geral, mostrando a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Assim que estiver pronto, o caderno trará amostras de serviços de Ater que resultaram em geração de renda, melhoria da condição de vida no meio rural e, consequentemente, a redução do êxodo rural com a fixação do homem no campo. A intenção é que os escritórios da Agraer no interior do Estado, agências regionais e municipais, veiculem três exemplos de boas práticas a cada ano.
Já a nº 003/2015 oficializa uma nova padronagem dos diários de visitas, in loco, em sítios e chácaras de assentados e produtores familiares tradicionais atendidos pela Agraer e das atividades de caráter administrativo, serviços realizados dentro dos escritórios.
Intitulados como “Relatório de Atividade de Campo”, “Relatório Diário de Atividade” e “Formulário de Visita Técnica”, os modelos de cada um dos três documentos podem ser acessados pelos extensionistas da Agraer na página 10 da edição de hoje (11), do DOE.
As portarias entram em vigor na data de sua publicação. O conteúdo na íntegra de cada uma delas está disponível no sitewww.imprensaoficial.ms.gov.br .