Durante todo o ano de 2020, a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul) realizou a doação de 2.945 kg de itens alimentícios e de higiene oriundos das ações de fiscalização executadas pelo órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e delegado do Inmetro, que confere a quantidade, metragem entre outras características.
Foram doados itens como feijão, café, açúcar, macarrão, biscoitos, sal mineral, além de materiais de higiene para instituições que atendem pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência (PCD), crianças e adolescentes, idosos e dependentes químicos.
Todos esses produtos, durante as ações da AEM-MS, passam por uma avaliação preliminar no ponto de venda, atacado ou fábrica, e caso apresentem peso inferior ao declarado, são recolhidos observando seus lotes amostrais que sejam periciados dentro do laboratório da Agência na presença de representante da empresa do produto a ser ensaiado.
Após emissão do laudo, as amostras abertas podem ser recolhidas pelo representante ou caso o mesmo não tenha interesse, ficam disponíveis para que a AEM-MS faça a doação. Importante destacar que os produtos que são doados estão em perfeitas condições de consumo e dentro do prazo de validade.
Segundo o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues “os produtos passam por avaliações, com o objetivo de verificar possíveis erros. Por terem as embalagens abertas para esses ensaios, essas amostragens de produtos não podem ser comercializadas nas gôndolas e, portanto, são armazenadas na AEMMS para serem doadas às instituições cadastradas”.
Cadastro de instituições
As instituições que tiverem interesse em fazer parte do cadastro para o recebimento de doações da AEM-MS, podem entrar em contato pelo telefone 67 3317- 5780 ou se dirigir diretamente à sede da AEM/MS, localizada na Avenida Fabio Zahran, 3231.
Com informações da diretora Técnica da AEM-MS, Luciana Boni Cogo.