Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), notificou sete estabelecimentos comerciais durante a operação especial “Que Beleza”, realizada entre os dias 25 e 29 de maio em Campo Grande e no interior do Estado.
O alvo da fiscalização foram produtos como barbeadores, secadores, depiladores, chapinhas, máquinas de corte de cabelo e ferros para enrolar o cabelo, todos esses produtos elétricos com plugues padronizados conforme Norma ABNT NBR 14136:2002.
Foram visitados 65 estabelecimentos comerciais na Capital e interior. Ao todo foram verificados 656 produtos sendo que, destes, 63 apresentaram irregularidade tais como ausência do selo de avaliação da conformidade e ausência do selo ruído.
Os sete estabelecimentos comerciais notificados pela AEM/MS têm prazo de 10 dias pra apresentar as notas fiscais que comprovem a origem do produto. Os que não o fizerem estarão sujeitos às penalidades previstas em lei. As multas variam de R$ 100,00 à R$ 1,5 milhão.
Consumidores que necessitarem de esclarecimentos ou suspeitarem de irregularidade podem contatar a Ouvidoria da Agência Estadual de Metrologia do Mato Grosso do Sul por meio do telefone 0800675220 das 7h30 às 13h30.