Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Metrologia do Estado de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão vinculado à vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e delegado do INMETRO, realizará entre os dias 19 e 23 de junho a Operação Especial Cozinha Segura em Campo Grande.
Os principais itens observados pelos técnicos da AEM-MS serão: Selo de Avaliação da Conformidade (selo do Inmetro), selo de ruído quando obrigatório, plugue de acordo com NBR14136 e certificação do produto pelo Inmetro. Serão verificados os seguintes produtos: Panela de pressão; Batedeira elétrica residencial; Cafeteira elétrica / Chaleira / Máquina de Café; Espremedor elétrico de frutas (potência até 300 w); Gril elétrico I / Grelha elétrica / Churrasqueira elétrica; Liquidificador doméstico (até 3,6 l); Processador elétrico/descascador/ralador/ Mixer elétrico; Sanduicheira elétrica; Adega/climatizador elétrico de bebidas, de uso doméstico ou comercial; Forno de Micro-ondas; Lavadora de louça de uso doméstico.
A operação especial ocorrerá simultaneamente em todos os estados da Federação. Os produtos fiscalizados deverão atender aos requisitos mínimos de segurança descritos em normas e regulamentos técnicos.
Caso seja constatada a irregularidade, o produto poderá ser apreendido ou interditado cautelarmente. O proprietário do estabelecimento comercial será notificado para apresentação de defesa e o valor da autuação poderá chegar à R$ 1,5 milhão.
Em caso de dúvidas reclamações ou denúncias, a AEM/MS conta com um canal de comunicação com o cidadão através de Ouvidoria: 0800 67 5220.
Com informações de Leonardo Lamblen, da AEM-MS