Campo Grande (MS) – O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, anunciou hoje (29), durante reunião com o governador Reinaldo Azambuja e com o Secretário da Semade, Jaime Verruck, a abertura do leilão para as obras de dragagem do Rio Paraguai na região entre Porto Murtinho e Concepcion, no Paraguai.
No mês de março, o governador do Estado e uma equipe de secretários tiveram um encontro com o presidente do Paraguai, Horacio Manuel Cartes Jaram, onde trataram sobre logística e infraestrutura de transporte e a construção da ponte sobre o Rio Apa, ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai. Na ocasião, firmaram acordos para a dragagem do Rio Paraguai no tramo norte, entre Porto Murtinho e Concepcion, visando agilizar o transporte por barcaças, tanto na importação, como na exportação; dentre outros assuntos.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou o ganho logístico para o Mato Grosso do Sul e o Paraguai. “Os acordos reforçam a necessidade de integração entre Mato Grosso do Sul e Paraguai. As operações entre Concepcion e Porto Murtinho são um grande ganho logístico. O governador Reinaldo Azambuja reforçou também a necessidade da Ponte sobre o rio Apa, ligando Porto Murtinho ao Paraguai” afirmou Verruck.
Um grande acordo entre o governo do Estado e o governo do Paraguai será firmado em julho, durante a ExpoParaguai, informou o secretário da Semade.
Os dois governos estão firmando acordos bilaterais para fomentar importações e a exportações dos dois países. “Tivemos uma agenda virtuosa e viemos trazer o anúncio para o governador Reinaldo Azambuja da abertura do leilão para as obras de dragagem no Rio Paraguai. Queremos aumentar o volume de cargas entre Murtinho e Concepcion, criando um corredor de importação e exportação competitivo e vantajoso tanto para o Brasil quanto para o Paraguai” afirmou o Ministro Gustavo Leite. O anúncio de hoje representa a possibilidade de aumentar o transporte de cargas de Mato Grosso do Sul via Paraguai e fomentar o escoamento da produção pela hidrovia.
O ministro do Paraguai também destacou as ações do Programa Fomentar Fronteiras, um projeto integrado de desenvolvimento empresarial na região de fronteira. “O programa Fomentar Fronteira é uma importante iniciativa do governo de Mato Grosso do Sul e queremos fortalecer a integração entre os dois países” afirmou o ministro Gustavo Leite.
O programa Fomentar Fronteiras, criado pelo Governo, tem o objetivo de facilitar e fomentar a atividade econômica nos municípios da faixa de fronteira, de forma a dar suporte à expansão de indústrias brasileiras no Paraguai, aumentando assim a competitividade e o intercambio de atividades para os municípios.
O presidente da Federação das Indústrias Exportadoras do Paraguai, Andres Gwynn, destacou a importância dos acordos para fomentar a exportação dos produtos paraguaios para Mato Grosso do Sul.
Estiveram presentes na reunião o deputado Estadual Rinaldo Modesto; o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen e empresários do pais vizinho.
Foto: Jessica Barbosa