O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck realizou palestra hoje (22) aos militares-alunos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme), que estão em visita técnica ao Estado. Eles foram recebidos pelo governador Eduardo Riedel, acompanhado pelo titular da Semadesc, o secretário de Governo Rodrigo Perez, o secretario de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar e gestores estaduais. A viagem de estudos dos oficiais faz parte da conclusão final do curso de formação da Eceme, que percorrem todas as regiões do Brasil, com objetivo de assimilar conhecimento nas áreas militar, política, econômica, psicossocial e científico-tecnológica.

Governador do Estado Eduardo Riedel recebeu os militares alunos e falou sobre os indicadores do MS – Saul Schramm
O governador Eduardo Riedel destacou aos militares uma visão estratégica do Estado, abordando as características sócio-econômicas de Mato Grosso do Sul, além das potencialidades, principais desafios e perspectivas para os próximos anos. Riedel ainda afirmou que o papel do governo é oferecer ao setor privado um ambiente de negócios, atraindo investimentos e operações robustas dentro do Estado, como nos setores de celulose, agroindústria e bioenergia.
“Procuramos fazer com que o ambiente de negócio se torne atrativo, porque é ele que vai impactar diretamente no social, geração de emprego, renda, oportunidade de trabalho. Claro que ele tem que vir acompanhado por um processo muito robusto de educação e qualificação profissional”, salientou.
O secretário Verruck falou sobre os indicadores econômicos do Estado, emprego pleno, ações de desenvolvimento, programas de incentivo, Carbono Neutro entre outros temas.
Logística
Ao falar sobre infraestura e logística, Riedel abordou o esforço do governo para melhorar a malha viária em Mato Grosso do Sul, em especial, com novas concessões em rodovias, hidrovias, ferrovias e a implantação do novo corredor econômico (Rota Bioceânica), ligando Mato Grosso do Sul aos mercados asiáticos.
“Tudo isso está relacionado a partir de uma visão de desenvolvimento, criando competitividade para as empresas instaladas com acessos ao mercado consumidor. O que tem acontecido é uma transformação, levando o Estado a estar sempre entre os três maiores crescimentos do Brasil em termos de Produto Interno Bruto. Estamos falando entre 5% e 7% ao ano de crescimento, com uma taxa de 3,8% de desemprego, a terceira menor do País”.
O assessor de logística da Semadesc, Lúcio Lagemann também palestrou sobre os principais eixos de logística do Estado e os projetos estruturantes como a Rota Bioceânica, ferrovias e hidrovia.

Assessor de Logística Lúcio Lagemann , da Semadesc falou sobre os principais projetos estruturantes do Estado
O grupo de militares fica no Estado até amanhã (23), e ainda deve percorrer áreas de abrangência do Comando Militar do Oeste, em especial os municípios de Dourados, Corumbá e Ladário.
Rosana Siqueira, com informações do Alexandre Gonzaga da Comunicação do Governo MS
Fotos – Mairinco de Pauda e Saul Schramm