Ações para fomento da cadeia produtiva do leite em Mato Grosso do Sul foram discutidas hoje com o Secretario de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Dr. Fernando Lamas.
Presentes Rodney Santos, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), os representantes da divisão de lácteos da Batavo (Elebat), Andrew Jones, Liz Onofri Cangussú, Edson de Souza Neto e Jelson Carmo, da Fundação Tuiuiú da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Neila Farias, e da Agencia de Inovação da Universidade, Professor Ruy Araujo Caldas, da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Superintendente Renato Roscoe, do Banco do Brasil, Superintendente Evaldo Emiliano de Souza, e o Gerente de Agronegócios, Rafael Remonti, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini e ainda parte dos técnicos da equipe do Programa ‘Leite Forte’.
Rodney, da Famasul, colocou em pauta o projeto’Via Lactea’ já apresentado ao Secretário em recente oportunidade e que sugere a instalação de um sistema que prevê aumento de produção com uso de tecnologia e assistência técnica diferenciada.
Andrew Jones, da Elebat, de Porto Alegre, comentou sobre o desejo da empresa em estabelecer uma parceria com o Estado no desenvolvimento da cadeia, para atender a demanda da planta de lácteos, recém-adquirida em Terenos, que hoje opera com apenas 50% de sua capacidade total que é de 400 mil litros por dia. “Independente das ações que a empresa desenvolve junto aos produtores, precisamos unir forças com o Governo do Estado para que consigamos, mais rapidamente, ampliar a produção e melhorar a produtividade”.
A bióloga Neila Farias Lopes, que veio de Brasília recentemente para reativar as ações da Fundação Tuiuiú, na UCDB, colocou a universidade a disposição para ações junto a Fundação, e mostrou satisfação com o primeiro contato com o Governo do Estado feito através do Secretário Fernando Lamas e do Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini. Neila disse enxergar potencial na parceria com o Governo para desenvolvimento de vários projetos e nesse sentido teve aval do professor Ruy Araújo Caldas, da Agência de Inovação da Universidade, de quem esteve acompanhada.
O professor Ruy falou da importância de se estabelecer estreitas relações com o Estado visando fomentar não só o setor leiteiro, mas muitos outros que envolvem a produção de alimentos, pontuando os desafios que estão postos para o Secretário quando lembradas as prioridades do Governador Reinaldo Azambuja para o setor produtivo.
Segundo o Superintendente do Banco do Brasil, Evaldo Emiliano de Souza, que hoje esteve envolvido com o lançamento do Plano Safra 2015/16 – que aconteceu simultaneamente em todas as capitais do País – a instituição está de portas abertas para ser parceria de qualquer das iniciativas que forem desenvolvidas a partir daquele encontro. Evaldo já havia comentado sobre a importância de que o Banco do Brasil continue abrindo as suas portas para novos projetos, novas relações de trabalho e em consequência um maior entrosamento com a sociedade em suas mais variadas formas de organização tanto governamentais, quanto privadas.
O Secretário Dr. Fernando Lamas, destacou o compromisso do Governo com o fortalecimento da atividade, e disposição em apoiar projetos que tenham no seu bojo essa proposta e, ainda, em manter conversações com a Elebat, a UCDB e a Famasul para tratar sobre possíveis parcerias.