Nova indústria esmagadora de soja deve ser confirmada pelo Governador Reinaldo nos próximos dias
São Paulo (SP) – A participação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no Salão Internacional de avicultura e suinocultura, em São Paulo, é medida pelo volume de negócios prospectados.
Durante sua permanência no evento, depois de discursar na abertura e circular pelos stands acompanhado da Ministra da Agricultura Tereza Cristina, o Governador Reinaldo Azambuja juntamente com o Secretario de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, recebeu as comitivas de investidores, interessados em discutir novos projetos para Mato Grosso do Sul.
Com agendas pré-definidas com base na captação realizada meses antes pela equipe da Semagro, foram convidados seis grupos de investidores de três diferentes Estados.
A Prospecção realizada com base na competitividade agroindustrial, aconteceu nos meses de junho e julho, em visitas da equipe da Semagro aos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde o potencial produtivo de Mato Grosso do Sul e a disposição para receber novos investimentos foram apresentados, garantindo que os encontros realizados durante a SIAVS fossem altamente profícuos.
Foram apresentadas informações sobre a Rota bioceânica – projeto que liga o 29oceano atlântico ao pacifico, partindo do município de Porto Murtinho, no sudoeste – rota importante para escoamento da produção e acesso ao grande mercado mundial, o continente asiático. Falou também do trabalho de abertura de novas linhas férreas e a estruturação do hub logístico no Estado, novos investimentos em infraestrutura – estradas, pontes, ampliação do aeroporto internacional – e dos principais incentivos fiscais.
Concluída a rodada de encontros no stand institucional, foi possível calcular, segundo o Secretário Jaime, que o volume de negócios a serem realizados a partir da SIAVS deve ultrapassar os 600 milhões de reais. “Esses recursos estão calcados basicamente na produção de suínos, na indústria da suinocultura, em uma nova indústria esmagadora de soja, por que nós precisamos que esta soja seja processada no Estado e que o farelo esteja disponível para a suinocultura. Esse anuncio deve ser feito em breve pelo Governador e todas as discussões em torno desses investimentos estão programadas para começarem a dar resultado ainda neste segundo semestre de 2019” Afirmou.
Kelly Ventorim, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar12